Autor(es) do Trabalho: Eduardo Elias Ribeiro Junior
Nome do Orientador: Silvia Emiko Shimakura
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências Exatas
Curso: Estatística (N)
Área Temática: Educação
A difícil compreensão e interpretação de conceitos e resultados estatísticos acarretam no predomínio do mau desempenho dos estudantes que cursam as disciplinas relacionadas à estatística básica. Enfatizando o processo seletivo estendido (PSE) do curso de Estatística, forma de ingresso ao curso, constatou-se que desde 2006, ano de implantação do PSE, nunca houve o preenchimento total das 66 vagas cedidas, tendo em média aproximadamente 48 candidatos aprovados por ano até 2013. Com base nesse cenário, o presente trabalho pretende auxiliar o estudante (principalmente candidatos do PSE), através de uma ferramenta computacional, a compreender conceitos e desenvolver seu senso analítico, imprescindível em Estatística. A ferramenta de ensino-aprendizagem proposta neste trabalho tem seu foco em análises visuais interativas para compreender graficamente relações entre os conceitos estudados. Com auxílio do software estatístico R, comumente usado para análises estatísticas, e do pacote de funções Rpanel, desenvolvido por Adrian Bowman (University of Glasgow), foram programadas diversas funções que geram gráficos e controladores (deslizadores, caixas de seleção, botões) que interagem entre si. Subdivididas em três classes: descritivas, de probabilidade e de inferência, as funções agregam os principais temas discutidos em estatística básica e proporcionam uma análise conceitual que complementa a teoria ensinada de maneira tradicional. Sem que seja necessário o conhecimento prévio de programação em linguagem R, as funções são acessíveis a qualquer estudante que inicia o cursa, exigindo somente a aquisição do software R, que por sua vez é gratuito. Embora o trabalho seja de caráter preliminar nota-se a curiosidade e interesse que novas ferramentas de ensino-aprendizagem causam nos estudantes, harmonizando este entusiasmo causado com conteúdos bem aplicados a ferramenta proposta neste trabalho se mostra de grande utilidade aos acadêmicos e estudantes de estatística.