Autor(es) do Trabalho: Aline Juliana Ramos; Ana Carolina Silva de Oliveira; Carla Krupczak; Emmanuelle Alves Carneiro; Felipe Sikora; Gisa Aparecida Dacorégio
Nome do Orientador: Orliney Maciel Guimarães
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor de Ciências Exatas
Curso:Química - Licenciatura (N)
Área Temática: Educação

Atualmente, o conhecimento da ciência e da tecnologia assume um papel fundamental para entendermos a complexidade do mundo em que vivemos e para tomarmos decisões que afetam nossas vidas. Estes conhecimentos são hoje elementos indispensáveis para a inclusão social, em seu sentido mais amplo, e para um efetivo exercício da cidadania. Neste sentido, a divulgação científica é vista como importante campo de integração e desenvolvimento científico e social, contribuindo para a melhoria de qualidade da formação educacional, para a cidadania e para permitir novas abordagens no campo científico. Nesta perspectiva, o Grupo PET-Química/UFPR tem desenvolvido de forma articulada a atividade de recepção de estudantes das escolas da educação básica (EB) de Curitiba e região ao Departamento de Química (DQUI). A atividade consiste em recepcionar alunos e professores das escolas da EB agendadas previamente para que alunos do PET, alunos de IC, alunos de pós-graduação e pesquisadores do DQUI/UFPR possam divulgar as pesquisas desenvolvidas na universidade e desta forma estimular a reflexão dos estudantes do ensino básico sobre a natureza da ciência e suas interações com a sociedade, bem como contribuir também para aprofundar a reflexão dos pesquisadores e acadêmicos sobre a relevância científica, educacional e social do seu trabalho. A atividade apresentou um impacto na comunidade, com uma resposta positiva dos alunos visitantes. Esses alunos participaram efetivamente de todos os experimentos e se preocuparam em perguntar e expor suas ideias a respeito do que foi questionado e visto nos laboratórios de pesquisa, a visita tem duração em média de três horas. No ano de 2013, foram recepcionadas três escolas: Colégio São Carlos Borromeo, Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE) para alunos dotados de altas habilidades localizados nos bairros: Santa Cândida e Maria do Carmo Pacheco. Os alunos do CMAE/Santa Cândida se destacaram nessa atividade, elaborando uma tabela periódica interativa a partir da experiência positiva da visita ao Departamento. Segundo uma das professoras desse CMAE a iniciativa de construir a tabela periódica foi dos próprios alunos que participaram da visita, os quais juntamente com a professora e com a colaboração de familiares construíram uma tabela periódica interativa, na qual os elementos químicos são representados por suas aplicações no cotidiano. Concluímos que a atividade desenvolvida atingiu o objetivo em divulgar a química articulada ao contexto dos alunos da educação básica.

Palavras-chave: PET-Química ; Divulgação Científica ; Tabela periódica interativa.

IMPLICAÇÕES DA VISITA AO DQUI DA UFPR NA COMUNIDADE ESCOLAR