Autor(es) do Trabalho: Hicari Marcia Constaski Rodrigues; Larissa Aparecida de Paula Campos; Priscila Portz; Tieme Carvalho Nishiyama; Janelize NascimentoFelisbino; Stefanie Fina; Márcio Michelloto; Alison Ramos; Luane Niejelski Emiliano
Nome do Orientador: Mayra Taiza Sulzbach
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor Litoral
Curso:Gestão Ambiental
Área Temática: Educação
A pesquisa acadêmica é uma prática que faz o sujeito afastar-se do ‘achismo’, da realidade fantasiosa e buscar aquisição do conhecimento através da ciência, com a utilização dos seus métodos: empírico, quantitativo, qualitativo e/ou bibliográfico. Métodos de pesquisa que auxiliam o pesquisador a desvendar a realidade antes obscura. Muitos discentes têm dificuldades de encontrar o caminho para a pesquisa, já que é um processo lento que necessita de dedicação e comprometimento, “[...] para que o conhecimento possa existir é necessário a presença de um ser interessado em descobrir algo novo sobre um objeto qualquer” (AMARAL, 2010, p. 66). O Programa de Educação Tutorial – PET, da Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação do Brasil, incentiva a inserção do aluno na pesquisa, proporcionando a construção do conhecimento científico. O objetivo da inclusão do aluno na pesquisa científica é formar um sujeito capaz de dialogar com a realidade através da ação, observação e reflexão, tornando-o críticos para discutir sobre os processos de mudança, no caso do Pet Litoral Social da UFPR, as mazelas da sociedade, ou seja, os fenômenos que ocorrem a sua volta. Diante desta perspectiva, o grupo PET Litoral Social da Universidade Federal do Paraná, composto atualmente por dez discentes, com diferentes formações: Gestão Pública, Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Desportiva e do Lazer e Serviço Social, vêm desenvolvendo a pesquisa científica com o intuito de entender a realidade local onde está inserido e devolver os resultados para a comunidade, em forma de ações. A atual pesquisa (coletiva) desenvolvida no Programa tem como foco conhecer as perspectivas de futuro dos alunos do último ano do ensino médio das escolas públicas do litoral do Paraná. De acordo com o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, o Litoral tinha 60 escolas públicas em 2013, com aproximadamente 12.083 alunos matriculados no último ano do ensino médio, destes, em torno de 3.000 alunos responderam ao questionário. Até o presente a literatura esta sendo revisada e os questionários já foram tabulados, contudo não é possível ainda demonstrar os resultados da pesquisa, apenas do aprendizado pelos alunos do Programa. Observou-se que os discentes do Programa estão sensibilizados pela falta de informação de parte significativa dos alunos do ensino médio sobre a formação profissional a ser seguida ao término do ensino médio.
Palavras-chave: Pesquisa; Formação; Conhecimento.
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: O CASO DOS DISCENTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) LITORAL SOCIAL