Autor(es) do Trabalho: Caroline Quadros Cordeiro; Clarissa Dreischerf Pereira; Jonatan Otavio Korello; Mayara Ligia Rasini; Victor Mocelin; William Preilepper Barbosa Lima;André Luis da Silva Machado
Nome do Orientador: Luis Allan Künzle
Atividade formativa: PET - Programa de Educação Tutorial
Setor:
Curso: Informática
Área Temática: Educação
A computação é uma das áreas mais escassas de profissionais com sólida formação no país. A população em geral não compreende quais são efetivamente as atividades exercidas por um profissional da área da computação ou tem uma visão errônea do trabalho realizado. Em função disto, o projeto Computação em Escolas Públicas trabalha com a divulgação dos cursos do Departamento de Informática (Ciência da Computação e Informática Biomédica) da UFPR, buscando apresentar as características desta área de conhecimento e instigar jovens a nela ingressar, demonstrando qual a real atividade de um profissional da área, quais os conhecimentos necessários e quais as possibilidades que os cursos oferecem. O projeto atua em parceria com colégios públicos do ensino médio através da realização de cursos semanais, com duração estabelecida de acordo com o colégio parceiro. O grupo optou por apresentar e melhorar a experiência com a ferramenta disponível nos laboratórios de escolas da rede pública (Linux Educacional) e ensinar alguns conceitos específicos da computação (de forma simplificada) abordados nos primeiros períodos do curso. O objetivo é realizar um curso básico de programação demonstrando, de forma mais simplificada, conceitos essenciais de lógica, além de apresentar ideias e funcionamento de como o que é um algoritmo e um programa de computador. Para tal, a linguagem escolhida foi o Python (www.python.org), por tratar-se de uma linguagem mais intuitiva e mais simples para ser apresentada àqueles que estão começando. O grupo elabora seu material didático com antecedência (sempre trabalhando com conceitos e exemplos práticos) e disponibiliza durante o decorrer das aulas, estas que acontecem nos laboratórios dos colégios parceiros . Atualmente, o projeto está renovando sua metodologia. Em eventos anteriores tentamos realizar cursos de programação usando outras linguagens de programação, que não eram tão intuitivas quanto a utilizada atualmente. Em vários casos, o projeto teve um alto número de inscrições, mas, teve também um grande número de desistências. A ideia é tornar as atividades mais lógicas e trabalhá-las de forma mais dinâmica para não perder o foco e o interesse dos alunos.