Autor(es) do Trabalho: Regina Amelia Santini de Oliveira
Nome do Orientador: Tainá Ribas Melo
Atividade formativa: Outros Projetos
Setor Litoral
Curso: Administração Pública - EAD (MT)
Área Temática: Educação
No ambiente escolar é necessário discutir as relações raciais, o impacto da discriminação e estratégias de combate a atitudes preconceituosas e a inclusão do tema no planejamento escolar. Diante disto, desenvolveu-se um plano com 42 alunos, do quinto ano, e 9 professores da Escola Municipal Professora Julieta Anciutti em Guarapuava–PR. O objetivo da atividade foi levar os alunos e professores a conceber diferentes etnias e raças em seu cotidiano, e a compreender preconceito e racismo. Inicialmente entregou-se um desenho do mapa do Brasil com figuras de rostos de etnias da história do povo brasileiro, para colorirem. Em seguida realizaram a leitura do livro “Romeu e Julieta” de Ruth Rocha, e com debate iniciado pelo porquê das borboletas viverem separadas por cor associando-o ao tema preconceito e racismo, compondo a definição dos termos e indicando aqui o tema da aula. Depois os alunos confeccionaram minicartazes contra o racismo e o preconceito e os fixaram em área comum da escola. Por fim, coloriram um desenho no qual os personagens tinham características diversas ilustrando a conversa sobre discriminação. Junto ao corpo docente rediscutiu-se o tema e estimulou-se a inserção no planejamento. Salles, Paula e Silva (2008) trazem que a assimilação do conteúdo pelos alunos necessita correlação com o cotidiano e a interiorização da realidade. Qualitativamente, observa-se assimilação do conteúdo; pois na execução das atividades os alunos questionaram-se sobre a escolha das cores, apontando a existência de tintura de cabelo e lentes de contato. Quando indagados sobre racismo todos relacionaram o termo apenas aos negros. Notou-se maior amplitude na definição do termo preconceito quando relataram suas experiências, e levantaram questões de gênero e bullying, temas propostos para a continuidade do plano. Ao último desenho alguns preferiram não pintar o corpo das figuras, acreditando que estariam obrigando o personagem a assumir determinada característica, sendo racista e preconceituoso. Os docentes se estimularam a aplicar o plano a outras turmas da escola. Referências: BRASIL. Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Professores/as em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de Conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: Brasília: SPM, 2009. Salles; L.M.F.; Paula e Silva; J. M. A. Caderno de Educação: Diferenças, preconceitos e violência no âmbito escolar: algumas reflexões. Pelotas: jan. 2008. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/176.... Acesso em: 19 abr 2014.