Autor(es) do Trabalho: Camila Menezes Sacco;Elisabeth Bergmann Kirsch; Maria José Gugelmin de Camargo, Regina Célia Titotto Castanharo
Nome do Orientador: Regina Célia Titotto Castanharo e Maria José Gugelmin de Camargo
Atividade formativa: Outros Projetos
Setor de Ciências da Saúde
Curso: Terapia Ocupacional (MT)
Área Temática: Saúde
A proposta para esse projeto vem a partir da parceria das acadêmicas do Curso de Terapia Ocupacional com o Serviço de Voluntariado do Hospital de Clínicas da UFPR, como proposta a criação de espaço para uma brinquedoteca na unidade de cirurgia pediátrica, estando de acordo com a Lei Federal no. 11.104/05 que obriga todos os hospitais que atendem crianças a terem Brinquedoteca, considerando assim que fica difícil imaginar um hospital sem esse serviço, que visa oferecer o resgate da cidadania, do direito das crianças e dos familiares de serem atendidos de forma digna, para poder amenizar o sofrimento e favorecer o acolhimento pela comunidade. Facilita-se assim a adesão ao tratamento e a melhora da complacência aos procedimentos dolorosos a que são submetidas essas crianças e adolescentes. A presença de uma Brinquedoteca Hospitalar adequadamente montada, muda a ‘cara’ do hospital”. (PETRILLI, 2007, p. 115). Cunha (2007) define brinquedoteca como “um espaço essencial ao desenvolvimento e à saúde da criança”. Brincar gera satisfação emocional e autoconfiança, portanto, deve ser encarado como uma atividade terapêutica por excelência. Um espaço diferente, mágico, que faça voar a imaginação ajuda a criança a compreender e aceitar sua condição, deixando-a mais segura. À medida que expressa seus sentimentos, alivia suas tensões e sua ansiedade. O presente projeto tem como objetivo estudar e estruturar o modelo de brinquedoteca, fundamentar os conceitos de organização, formular uma cartilha de orientação e implantar o projeto no segundo semestre de 2014. Com metodologia por meio da parceria universitária e disseminação da importância do espaço para o desenvolvimento e recuperação infantil, busca-se estabelecer parcerias para a estruturação e implantação do projeto, favorecendo as demandas do público alvo no seu contexto. Reflexão: A oportunidade proporciona integração teórico/prática que beneficia a interação ensino/serviço e a produção de conhecimento na fundamentação acadêmica permeados pela vivência do contexto hospitalar integrada ao desenvolvimento da criança internada promovendo o desempenho de seus papéis ocupacionais e fortalecendo vínculos familiares durante o processo de internamento. Como referencial teórico utiliza-se o aporte de Cunha (1994/2007) e Petrilli (2007).