Autor(es) do Trabalho: Marciano Felipe Sehn; Miguel Angel Tobias Martinez; Ricardo Mendes Júnior; Maria do Carmo Duarte Freitas
Nome do Orientador: Ricardo Mendes Junior
Atividade formativa: Outros Projetos
Setor de Tecnologia
Curso: Engenharia de Produção (MT)
Área Temática: Tecnologia e Produção
Dada à importância a qual a teoria das restrições representa nos meios empresarial e acadêmico, o conhecimento teórico e a compreensão dos seus princípios na aplicação prática são fundamentais para os alunos de diferentes cursos e grades curriculares. Principalmente aquelas voltadas à formação de gestores de sistemas produtivos, como por exemplo, os cursos de engenharia e gestão. Nesse sentido, dada à importância que a vivência prática representa na compreensão dos diferentes fatores que envolvem um sistema produtivo. Buscou-se propor uma dinâmica que, por meio da interação entre os alunos em sala de aula, possa estimular seu interesse pelo tema. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é o de avaliar e revalidar a eficácia de uma dinâmica de grupo para o ensino dos princípios da teoria das restrições. A proposta foi realizada por meio da análise da opinião dos participantes da dinâmica em três turmas de graduação na UFPR (Universidade Federal do Paraná). A metodologia da dinâmica “Linha de produção de barcos de papel” foi desenvolvida e validada no curso de pós-graduação de Engenharia de Produção. A dinâmica parte da simulação de uma linha de produção, na qual são executadas as etapas para a dobradura de barcos de papel. Essas etapas envolvem: dividir os integrantes da turma em filas; número de etapas, que cada participante deve realizar (dividido de acordo com o número de participantes na dinâmica); cada integrante faz o papel de uma máquina ou processo de trabalho do sistema produtivo; o aplicador deve orientar os participantes sobre as atividades a eles atribuídas e certificando-se do entendimento de todos os participantes; cada participante ao finalizar o seu processo é orientado a disponibilizar o material processado no canto superior direito da sua carteira e; é importante que todos os participantes realizem suas atividades de acordo com o tempo que considera necessário para realizar a atividade com a qualidade necessária. Observou-se que, de maneira geral, os alunos gostaram de participar da dinâmica. A dinâmica foi considerada uma facilitadora para assimilação dos conteúdos e adequada para ser utilizada em sala de aula. Portanto, quanto às linhas de produção simuladas com duas turmas de graduação, a dinâmica se mostrou muito satisfatória para observar a formação de restrições do sistema e situações diversas análogas a uma linha de produção real, permitindo estabelecer a relação entre a teoria e a prática.
Palavras-chave: Teoria das Restrições; Dinâmica de grupos; Linha de produção.
APLICAÇÃO DA DINÂMICA “LINHA DE PRODUÇÃO DE BARCOS DE PAPEL” PARA O ENSINO DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES