Autor(es) do Trabalho: Estela Ribeiro Kuntz, Greyce Kelly dos Santos; Morgana Harpis Bastos.
Nome do Orientador: Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Artes, Comunicação e Design
Curso: Artes Visuais - Licenciatura (T)
Área Temática: Educação
O projeto Mediação e ensino de arte: um exercício de partilha do sensível, em 2013-2014 deu continuidade à sistematização de novos aportes teóricos sobre a categoria de mediação, tomando como objeto de estudo a proposta de mediação do Setor Educativo da Bienal Internacional de Curitiba, que aconteceu no período de 31 de agosto a 1º de dezembro de 2013. As Exposições Possíveis Conexões I e II, a primeira realizada em 2008 e a segunda em 2010, oportunizaram a participação de jovens artistas, ainda em formação, em projetos de exposição em um dos mais conceituados espaços de exposição de artes visuais de Curitiba: o Museu de Arte Contemporânea de Curitiba (MAC). Alfi Vivern, à época diretor do MAC, não só idealizou uma mostra de bienal aberta a jovens artistas estudantes, e de alguns artistas-professores, das instituições de ensino superior de Artes Visuais, mas também aceitou o desafio de abrir as portas do MAC, expondo a produção artísitca emergente. Em 2013, novamente se abriu espaço a produção dos jovens artistas-estudantes de artes visuais, agora, a convite da curadoria da Bienal Internacional de Curitiba, para uma exposição denominada: Circuito Universitário (CUBIC). Além do espaço expositivo, o CUBIC ampliou a experiência em mediação para para além do espaço circunscrito à sala de aula. Assim, o projeto Mediação e ensino de arte oportunizou a participação de estudantes bolsistas no ensino, na pesquisa e na extensão, conforme pressupostos da UFPR em geral, e do Programa Licenciar, em particular; criou momentos de reflexão sobre o papel do mediador cultural como alguém que mais do que dar respostas propõe olhares e de debate sobre as possíveis articulações entre a produção e a recepção em arte. Nos meses de maio a agosto de 2013, primeiramente, realizou-se uma pesquisa sobre mediação no Setor Educativo da Bienal e sobre os próprios jovens artistas, depois, também se acompanhou o processo de curadoria e montagem das exposições no Departamento de Artes, Campus Batel; na Sala Arte Design e Cia, na Reitoria; na Escola de Música e Belas Artes, a EMBAP; no espaço externo da Faculdade de Artes do Paraná, FAP-UNESPAR, e no Sesc da Esquina. De setembro a novembro realizaram-se ações de mediação e encontros para se as atividades de todo processo. A escrita de um artigo, prestando-se contas das pesquisas desenvolvidas e dos resultados alcançados, e que se pretende publicar, é a última atividade que se realizou no projeto.
Palavras-chave: mediação; arte; cubic.
MEDIAÇÃO E ENSINO DA ARTE: UM EXERCÍCIO DE PARTILHA DO SENSÍVEL