Autor(es) do Trabalho: Alexandre Prusch Züge; Antonio Carlos Sanches Souto Junior; Carlos Roberto Beleti Júnior; João Bosco Cavalcante Albuquerque; Kleber Kiyomassa Shimabucuro; Marcelo Valério; Neiva Maria de Jesus Silva; Rhayanne Yukiko Nakano; Robertino Mendes Santiago Junior
Nome do Orientador: Carlos Roberto Beleti Junior
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Tecnologia
Curso: Computação (Campus Avançado Jandaia do Sul)
Área Temática: Educação
Em geral, o ensino do conceito de Arquitetura de Computadores é referenciado em processos de aprendizagem formais e usualmente utilizado em cursos técnicos e de graduação, em que o professor apresenta conteúdos a serem ensinados em sala de aula e os alunos tendem a serem receptores passivos no processo de ensino-aprendizagem. Uma abordagem que complementa este é o aprendizado não formal, em que uma nova abordagem podendo ocorrer fora do ambiente formal de ensino busca incitar e promover o aprendizado. Pensando nas duas formas de aprendizado, o projeto que se inicia, busca capacitar alunos de graduação em Licenciatura em Computação sobre os conceitos de arquitetura de computadores (hardware) e a partir de tal capacitação, por meio de práticas educativas não-formais, permitir que os licenciados sejam facilitadores do aprendizado desses conceitos para alunos e professores das escolas de ensino público e comunidade de Jandaia do Sul. Para alcançar esses objetivos, serão elaborados materiais didáticos físicos e virtuais, tais como cartilhas e folhetos informativos sobre o tema abordado, compatíveis com o nível de escolaridade do público alvo. Como produto final, será desenvolvido um diorama itinerante, montado em sala de aula, com a representação visual dos componentes físicos de um computador interligados simulando o desempenho de uma máquina computacional, e que irá percorrer as escolas e localidades da região. Como resultados almejados, vislumbra-se uma formação pedagógica mais ampla, por parte dos licenciados, menos focada nos ambientes formais de ensino e com um amplo contato com educação básica da rede pública e toda comunidade. Quanto ao público alvo, será realizada uma capacitação não formal visando o entendimento do funcionamento de um computador além da habilitação destes para a realização de tarefas simples e usuais. Caso haja necessidade, ações complementares como a realização de palestras e minicursos de assuntos correlatos à área poderão ser adicionadas ao projeto. Quanto a metodologia, será realizado inicialmente um levantamento bibliográfico e estudos sobre literaturas clássicas de Arquitetura de Computadores, passando por trabalhos que visam facilitar o aprendizado deste conceito por meio de metodologias não-formais de ensino, chegando em materiais com foco na formação técnica profissional. Além das abordagens relacionadas a Arquitetura de Computadores, estudos serão realizados quanto a tópicos referentes ao desenvolvimento de maquetes e dioramas para que as exposições físicas sejam desenvolvidas de forma a despertar interesse aos envolvidos.
Palavras-chave: Licenciatura em Computação; Arquitetura de Computadores; Diorama Itinerante.
POR DENTRO DO COMPUTADOR: UMA EXPERIÊNCIA DE POPULARIZAÇÃO DA ARQUITETURA DE COMPUTADORES