Autor(es) do Trabalho: Arsenor Ribeiro Maciel Junior; Pedrita Setenareski Borges.
Nome do Orientador: Aleksandra Marcela Piasecka-Till
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Polonês (N)
Área Temática: Educação
Dando continuidade ao Projeto Licenciar: Polonês, em vigor desde 2011 nas escolas públicas de Curitiba, com o objetivo de divulgar a cultura polonesa e ensinar a língua polonesa, iniciamos em maio deste ano as aulas na escola estadual ‘República Oriental do Uruguai’. Nesta comunicação será apresentado um relato das experiências pedagógicas, baseadas na concepção de ensino de línguas estrangeiras (LE) com enfoque lúdico, que deva, porém, levar os/as aprendizes a desenvolvimento da competência comunicativa. A partir das discussões dos textos teóricos referentes à metodologia de ensino de LE (KRASHEN, 1981, 2003, 2014; SERETNY, 2005), ao letramento crítico (JORDÃO, 2011; MATTOS, 2013) e ao uso de jogos educativos (AMORIM e MAGALHÂES, 1998; RABIEJ, 2009) e das tecnologias de informação e comunicação (ROJO, 2013) nesse tipo de ensino, elaboramos coletivamente o roteiro das aulas. Para a preparação e escolha de material didático apropriado à faixa etária dos nossos alunos das 6ªs séries (11 – 12 anos) foram consultados os colegas mais experientes que participaram do Projeto nas versões anteriores. A abordagem do ensino através de jogos, leituras lúdicas e contextualização do conhecimento deve contribuir por um lado para a transdiciplinaridade na escola, pois nas aulas de língua são explorados elementos da história, geografia e cultura geral. Por outro lado, o princípio da interculturalidade ajuda na apresentação sobre a diversidade da cultura polonesa e polônica. Além dos materiais elaborados por nós, é usada uma mescla de livros didáticos, livros ilustrados, dicionários ilustrados, sites, videos, teatro, contos, música, entre outros. Sendo o Paraná o maior centro de imigração polonesa no Brasil / América do Sul, Curitiba o segundo maior centro de imigração polonesa no mundo depois de Chicago (EUA) com 300 mil descendentes de poloneses, esperamos que as nossas aulas, além de ensinar o polonês como língua estrangeira, possam contribuir para a valorização da cultura desse setor significante da sociedade brasileira.
Palavras-chave: Polonês; Ensino de LE alternativo; Escolas Públicas.
PROJETO LICENCIAR – POLONÊS: ENSINO ALTERNATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA EM CURITIBA