Autor(es) do Trabalho: Aline Rodrigues Senna dos Santos, Bolívar Abdala de Oliveira, Déborah Baptista Pilato, Eduardo Roberto Faucz, Guilherme Castilho Urbanovicz, Jaqueline de Oliveira Hoschele, Karin Amanda Meyer, Rafael Augusto Bernardo da Silva, Rafael Telma de Lima, Vanessa Coimbra Chott
Nome do Orientador: Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz; Anderson Roges Teixeira Góes
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Este trabalho apresenta uma das atividades desenvolvidas por dois professores do Departamento de Expressão Gráfica e alunos do curso de Licenciatura em Matemática participantes do programa LICENCIAR, projeto “Deixe-me pensar: uma abordagem filosófica para o ensino da Geometria na disciplina de Matemática nas escolas da rede pública”, edição 2013/2014, com a finalidade de efetivar a prática docente. Assim, alunos bolsistas e voluntários ofertaram na Semana da Matemática/UFPR/2014 um minicurso de “Robótica na Educação” com utilização do equipamento LEGO Minsdtorms NXT. No início da oficina os participantes obtiveram informações sobre o material a ser utilizado: Manual do Educador, Revista do Aluno, Manual de Montagem, Maleta de Montagem e Software NXT. Este material é ofertado tanto para Educação Infantil como para o Ensino Fundamental e Médio, sendo que em cada fase da escolarização há uma maleta diferente e com os desafios pertinentes a cada período escolar. Neste minicurso o material foi elaborado pelos acadêmicos com base no material da LEGO. A Maleta utilizada foi referente às turmas do 6º ao 9º ano, ou seja, para o Ensino Fundamental II, para a construção de três robôs e as respectivas programações para a solução dos problemas propostos: Casa Inteligente; Ponte Levadiça; e Localizador. Foram ofertadas4 turmas com duração de 6h cada. Durante a execução da oficina, foram apresentados aos participantes conteúdos matemáticos, principalmente relacionados à lógica matemática para execução das tarefas propostas aos robôs. O quê se pode concluir com esta experiência é que embora alguns participantes estivessem familiarizados com as construções e programações, a grande maioria apresentou algum tipo de dificuldade, principalmente na parte da lógica da programação, mesmo com o software possuindo comandos prontos, não sendo necessária a escrita do código fonte. Como resultado deste trabalho, percebemos a carência que existe no que se refere à integração da Robótica com o Ensino, pois embora estejamos vivendo em um mundo onde a tecnologia avança a cada momento, muitos alunos ainda não tem acesso a tais ferramentas educacionais como a que foi proposta no minicurso.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da Matemática; Expressão Gráfica; Robótica Educacional.

 

MINICURSO DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO – PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA