Autor(es) do Trabalho: Ana Carolina Vieira Delfino; Cassiano Augusto Alves Machado; Denieli Ércole Soares; Fernando Rachel Ribas Bispo; Franciane Ferreira dos Santos;Franciele Cavalin dos Santos; Jaqueline Karen Lima Javorsky;  Leticia Santana Franco; Kalil de Oliveira Sgária; Maycon França dos Santos; Marlene Lissa; Washington Cavalli.
Nome do Orientador: Rosecler Vendruscolo
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
Área Temática: Saúde

Este trabalho visa relatar a proposta e os resultados alcançados no Projeto “Sem Fronteiras: ações pedagógicas na educação física para idosos”. O Projeto existe desde o ano de 1999, e compreende um programa de atividades corporais e socioculturais para adultos maduros e idosos, de cunho social e educacional. Atende aproximadamente cerca de 150 adultos maduros e idosos com faixa etária a partir de 50 anos. O mesmo foi criado com o objetivo principal de formar acadêmicos para atuar como docentes na área do envelhecimento e velhice. O objetivo secundário é o de oportunizar aos idosos um espaço de atualização cultural, de integração entre inter e intra gerações e de melhora de autoestima e o autoconhecimento. Os fundamentos teóricos e pedagógicos baseiam-se nos princípios da educação permanente, o qual prevê a aprendizagem do indivíduo durante toda a sua vida. A proposta de intervenção acontece nas dependências do Departamento de Educação Física e no Centro de Educação Física e Desporto da UFPR, duas vezes por semana, no período das 9:00 às 11:00h e das 14:00 às 16:00 horas, para duas turmas. Para tanto, são realizadas aulas de atividades corporais (por ex.: alongamento, ginásticas, jogos, esportes, caminhada, musculação e relaxamento) e de atividades socioculturais (por ex.: gincanas, palestras, passeios, dinâmicas de grupos). O projeto também possui horário destinado à pesquisa e ao planejamento das intervenções práticas. Os resultados foram mapeados por meio das seguintes ferramentas: falas espontâneas de idosos e acadêmicos, observações participantes durante as intervenções, relatórios finais de acadêmicos, questionários de avaliação final do projeto e de testes físicos aplicados aos idosos. As análises dos resultados revelam que o espaço do projeto possibilitou aos idosos: a oportunidade de convivência com pessoas da mesma idade, a troca de experiências e informações, o bem-estar geral (físico, psicológico e social), o envolvimento afetivo e ao sentimento de amparo por um grupo – o da atividade física. Em relação aos acadêmicos, os principais ganhos estão associados a sua formação pessoal e profissional, na seguinte ordem: aprendizagem da docência e de conhecimentos específicos da área, o sentimento de afeto e de reconhecimento dos idosos e o intercâmbio de experiências.

Palavras-chave: Idosos; Formação docente; Atividades corporais.

 

SEM FRONTEIRAS: AÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA IDOSOS