Autor(es) do Trabalho: Eduardo Liberti; Maria Consuelo da Silva; Priscila Schilipack
Nome do Orientador: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências da Terra
Geografia (M)
Área Temática: Meio Ambiente

A aula de campo, segundo Cordeiro e Oliveira (2011), é um importante recurso metodológico que busca dar ênfase ao desenvolvimento cognitivo do aluno, sendo inovador, pois desperta a motivação e o interesse pela abordagem geográfica, a análise de paisagens e a relação entre conhecimento e vida em sociedade. Trilhando por esses caminhos, o Projeto Expedições Geográficas, do Programa Licenciar, da Universidade Federal do Paraná, tem como objetivo incentivar a prática de aula de campo na rede pública de ensino e entre os graduandos do curso de Geografia, proporcionando, também, aos bolsistas/voluntários participantes a oportunidade de iniciação à docência. Nesse contexto, surge a proposta de Guias de aula de campo elaborados pelos bolsistas e voluntários do projeto, que abordam características de determinados lugares, suas potencialidades e recomendações, com o propósito de dar autonomia aos professores que desejam realizar aulas de campo com seus alunos, pois assume-se que trata-se de um recurso didático diferenciado dentro do contexto ensino-aprendizagem no âmbito dessa disciplina. A metodologia de desenvolvimento dos Guias inicia-se com expedições de reconhecimento das áreas de interesse a serem trabalhadas, a fim de identificar as potencialidades educacionais a serem exploradas. Estrutura-se com informações de localização, acesso, infraestrutura, grau de dificuldade e itens necessários (vestuário, alimentação adequada, materiais de primeiros socorros). Salienta-se a importância da caracterização do contexto regional da área e a ligação da aula de campo com o conteúdo abordado em sala de aula. São diversos ambientes a serem trabalhados, como o caso do ambiente Serra do Mar, em que destaca-se o estudo da interação dos elementos da paisagem, como a formação geológica, o clima, a vegetação, entre outros aspectos geográficos. Para esse ambiente, as sugestões de roteiro presentes no Guia para serem trabalhadas em campo são: Morro do Canal (Piraquara), Morro do Anhangava (Quatro Barras) e Caminho Histórico do Itupava (Quatro Barras – Morretes). Essa abordagem direciona-se também para contribuir com a Educação Ambiental e a conscientização da preservação do patrimônio natural.

Palavras-chave: Aulas de Campo; Ensino da Geografia; Educação Ambiental.

 

GUIA DE AULA DE CAMPO EM AMBIENTE SERRA DO MAR: UMA PROPOSTA NO ÂMBITO DO PROJETO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS