Autor(es) do Trabalho: Andressa Caroline FoggiattoSchmicheck; Aline Ferreira Rodrigues; Déborah Baptista Pilato; Guilherme Castilho Urbanovicz; Helder Luiz Fontes Junior; Jaqueline de Oliveira Hoschele; Joice Cristine Schuhmann; Letícia Gabriele Oliveira; Rafael Augusto Bernardo da Silva; Renata Naoko Correa.
Nome do Orientador: Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz; Anderson Roges Teixeira Góes
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Educação

Esta pesquisa propõe ao futuro professor de Matemática a elaboração e utilização de recursos tecnológicos, unindo Expressão Gráfica e Robótica, criando uma nova possibilidade real de ensino na qual o educando tem contado com um conhecimento historicamente construído, dando a ele uma nova roupagem tecnológica. Essa união cria possibilidades para  novos caminhos no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da Geometria no Ensino Fundamental e Médio. Essa união entre passado e futuro resgata o interesse do educando, pois cria uma nova forma de visualizar o conhecimento matemático, através do ensino da Geometria de uma forma moderna e divertida. A Expressão Gráfica direcionada ao ensino da robótica educacional despertou um novo tipo de interesse pelo aprendizado da geometria na disciplina de matemática, tanto para os alunos quanto para os professores. Estes tiveram uma nova ferramenta de trabalho que atrai o interesse do educando em sala de aula e em atividades extracurriculares. Uma das atividades desenvolvidas na edição 2014/2016 deste projeto foi a realização do “1o Encontro Prático de Robótica na Educação do Paraná”, realizado em parceria da UFPR - Universidade Federal do Paraná,  IFPR - Instituto Federal de Educação do Paraná, SESI, Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva e LEC Robótica, com objetivo de “treinarem” equipes de robóticas para os principais torneios de robótica (FLL - First Lego League e OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica). Esse encontro marcou como um momento de integração e construção de conhecimento partilhado entre aluno das instituições participantes, unindo os três níveis de ensino: superior, médio e fundamental. Assim, esta pesquisa evidencia a necessidade e as vantagens de metodologias que incluam a visualização e a construção do conhecimento coletivo. Através da Expressão Gráfica e as Tecnologias Educacionais que se aplicam a ela, possibilitando ao educando e ao professor a percepção de múltiplos conhecimentos, a assimilação dos seus conceitos e as variedades a eles associados.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da Matemática; Expressão Gráfica; Robótica Educacional.

 

AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EXPRESSÃO GRÁFICA: EXPLORANDO OS CAMINHOS DA ROBÓTICA