Autor(es) do Trabalho: Andréia Alves de Oliveira; Mariane dos Santos; Otacílio Lopes de Souza da Paz; Renata Ferrari Pegoretti.
Nome do Orientador: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (N)
Área Temática: Meio Ambiente

A aula de campo para o ensino da Geografia é de fundamental importância tanto para os alunos do ensino fundamental e médio quanto para alunos do ensino superior visto que só assim os alunos podem confrontar as teorias vistas em sala de aula com a prática no campo (FIGUEIREDO, 2009). Morais (2007) defende a importância do estudo de cavernas no ambiente escolar visto que esses conteúdos podem ser integrados com várias disciplinas (geografia, biologia, física, química, etc.) facilitando assim com que alunos compreendam a gênese, dinâmica e a importância da preservação desses ambientes. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências e perspectivas das atividades do projeto Expedições Geográficas (projeto vinculado ao programa de iniciação à docência LICENCIAR da UFPR) quanto a aulas de campo no ambiente cavernícola com alunos da rede pública de ensino (alunos do ensino médio) e com alunos da graduação em Geografia no ano de 2014. Para a realização das aulas de campo foram escolhidas três cavernas na Região Metropolitana de Curitiba e uma caverna no interior de São Paulo: Gruta de Bacaetava (Colombo, PR), Gruta dos Jesuítas (Cerro Azul, PR), Gruta do Campestrinho (Rio Branco do Sul, PR) e Caverna do Diabo (Iporanga, SP). A metodologia utilizada para alcançar os objetivos da proposta de ensino é organizada em três etapas essenciais: aula pré-campo, aula de campo e aula pós-campo. O pré-campo consiste em uma aula expositiva na escola, relacionada ao reconhecimento da área através de apresentações de multimídia e o uso de mapas do local o qual será visitado, além de se explicar o objetivo da aula de campo. A segunda etapa, a da aula de campo, caracteriza-se pela aplicação do conhecimento antes abordado em sala, sendo nessa fase possível a visualização do conteúdo específico tratado com a turma. Por último, o pós-campo é composto pela revisão das atividades feitas no campo e também pela análise final com os alunos do espaço observado, além da experiência enquanto aprimoramento de aprendizagem da Geografia. Através das aulas de campo espera-se que os alunos possam entender na prática o que foi passado na teoria, e no que se refere ao ambiente cavernícola, estima-se que os discentes possam entender a dinâmica e a importância da preservação desses ambientes frágeis e diferenciados, que apesar de não fazerem parte do cotidiano de grande parte alunos é algo presente, possuindo um ecossistema rico que alia principalmente dados geológicos e biológicos específicos.

Palavras-chave: geografia e ensino; aula de campo; cavernas.

AULAS DE CAMPO EM AMBIENTES CAVERNÍCOLAS: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO PROJETO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS