Autor(es) do Trabalho: Ubirajara Inácio de Araújo; Claudia Andrade Prestes; Douglas Zeferino Silvestre
Nome do Orientador: Ubirajara Inácio de Araújo
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Educação
Curso: Pedagogia (M)
Área Temática: Educação

Este projeto, partindo de uma concepção de língua como prática social e dialógica, visa a uma reflexão sobre o papel da leitura no contexto da sala de aula, privilegiando um constante repensar entre a prática tradicional, que impede a reflexão, e os novos caminhos redesenhados para o ensino de língua portuguesa.O trabalho com a leitura, na forma prevista neste projeto, implica a ampliação da capacidade leitora e crítica dos alunos da educação básica, tendo como foco o multiletramento, aproveitando-se as muitas e diferentes possibilidades de relação do homem moderno com o conhecimento, nas diversas esferas sociais de comunicação. O trabalho com os gêneros textuais vem ganhando relevância na educação básica, uma vez que por meio deles é possível a exploração de textos orais e escritos que circulam em diferentes esferas de comunicação, analisando-lhe as propriedades linguísticas empregadas em sua elaboração e, sobretudo, os usos que dele são feitos. Fundamentado na teoria dos gêneros de Bakhtin, propõe-se o multiletramento crítico dos alunos, a ser desenvolvido por licenciandos do Curso de Pedagogia. Para tanto, estes devem conhecer, analisar, questionar e propor situações de ensino que promovam o multiletramento, tendo como referencial a teoria dos gêneros textuais, abordando-os pelos seus aspectos linguísticos e pelos seus usos contextualizados como instrumentos de comunicação nas relações interpessoais. Dessa forma, eles se aproximam das discussões e das propostas de inovações quanto ao ensino de leitura na educação básica, possibilitando práticas de ensino significativas, e também lhes será possível questionar criticamente a sua própria formação acadêmica, em função dos pressupostos teóricos utilizados para o desenvolvimento do projeto. Os licenciados passarão por formação teórica específica na universidade, com leituras e debates. Ao mesmo tempo, analisarão material e procederão, sob a orientação do coordenador, à elaboração de propostas de ensino a serem desenvolvidas com alunos de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental de escola da rede pública municipal de Curitiba, em período de contraturno.

Palavras-chave: Práticas de leitura; Multiletramento; Formação de leitores.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O MULTILETRAMENTO A PARTIR DE DIVERSIFICADOS GÊNEROS TEXTUAIS