Autor(es) do Trabalho: Bruno Augusto Teilor; Camila Oliveira dos Santos; Emerson Butyn; Gertrudes Naiara da Silva; Jeniffer Karen da Rocha.
Nome do Orientador: Tania Zimer
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Educação
Curso: Pedagogia (M)
Área Temática: Educação

O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de atividades de investigação matemática na educação infantil, de 4 a 5 anos, a partir da abordagem lúdica. A sistemática de trabalho tem como referenciais teóricos a ludicidade, a investigação matemática e a resolução de problemas. Parte das atividades são criadas e planejadas em encontros semanais pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e de Matemática com os conteúdos curriculares da educação infantil e dos resultados obtidos das atividades anteriores. No decorrer da aplicação das atividades no ambiente da Brinquedoteca do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, prioritariamente, são feitos registros através de fotos e vídeos para análise e coleta de dados. Essa forma de trabalho permite conhecer o modo como as crianças compreendem certos conteúdos matemáticos, por exemplo, figuras planas e noções topológicas. Também, permite perceber as reações que as crianças apresentam frente a atividades em grupo visto esta ser um obstáculo social para esta faixa etária. Para o Centro de Educação Infantil, este projeto tem se constituído em uma das atividades complementares às curriculares das turmas atendidas. O projeto tem por finalidade, também, possibilitar aos alunos da graduação em Pedagogia e em Matemática o aprofundamento de suas formações para a docência no ensino da Matemática. Visto que, para os graduandos em Pedagogia, o aspecto do conhecimento matemático é de domínio fragilizado, enquanto que, para os graduandos em Matemática, o pouco domínio se refere ao aspecto didático do trato do conteúdo matemático para a Educação Infantil. A articulação do trabalho desencadeada por alunos das duas licenciaturas possibilita a eles a ampliação do modo de acesso ao campo de atuação e, também, a melhoria na análise dos resultados obtidos. Foram desenvolvidas 7 atividades ao longo de um ano, sendo que cinco delas foram para o Pré II e duas para o Pré I. Dentre as atividades, os conteúdos trabalhados foram: formas geométricas com o uso de blocos lógicos; noção de subtração e divisão a partir de uma história criada pelos alunos da UFPR chamada “A super festa”; noções de dezena, gráfico e registro de pontos com o jogo do “Boliche”; o conceito do zero a partir da história “E o dente ainda doía”; noções espaciais, coordenação motora e sequência numérica com a “Amarelinha”; noções de contagem, direção e lateralidade com o jogo “Campo Minado” e o reconhecimento de quadrado e círculo com a história “Um redondo pode ser quadrado?”.

Palavras-chave: Educação Infantil; Investigação Matemática; Ludicidade.

ATIVIDADES LÚDICAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL