Autor(es) do Trabalho: Cristiano Wesley Soares de Lima; Guilherme Fernando Schnekenberg; Luana Pizolato Benelli; Renata Manczur Torres; Rodrigo Basílio da Silva
Nome do Orientador: Sueli de Fátima Fernandes
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Educação
Curso: Ciências Sociais (M)
Área Temática: Educação

O presente projeto intitulado "Letramento, Inclusão e Educação de Surdos", coordenado pela Profa. Dra. Sueli Fernandes (Setor de Educação), tem como objetivo a conclusão e socialização do mapa social dos estudantes surdos do ensino médio público de Curitiba e Região Metropolitana, visando levantar informações sobre o perfil desse alunado, no contexto das políticas de inclusão. O projeto justifica-se porque, em 2012, a Lei de Libras 12.095 comemora uma década e, a partir de então, propõe-se que os surdos têm direito à educação bilíngue para surdos – Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa Para conhecer os impactos dessa diretriz legal nas escolas, realizamos pesquisa de campo de abordagem quali-quantitativa, em 11 municípios, contemplando 168 alunos surdos e ouvintes. O mapa social sistematizou duas variáveis de análise: a) dados socioeconômicos (idade; gênero; estrutura familiar; conhecimento linguístico da Libras e Língua Portuguesa e condições de inclusão na escola); b) dados dos níveis de letramento dos estudantes, realizado a partir de coleta de dados por instrumento de pesquisa contendo 5 questões discursivas de concursos vestibulares (UFPR, 2009/2010), constituindo um corpus com 840 textos, em processo de análise. Os resultados parciais dos dados coletados nos textos são alarmantes e revelam uma condição de analfabetismo funcional dos estudantes envolvidos. O bilinguismo presente nas escolas está longe de suprir as necessidades dos estudantes surdos, pois os professores não são bilíngues, a aquisição da Libras (que seria sua língua materna) ocorre tardiamente e não há domínio do português na modalidade escrita como segunda língua. Ou seja, a escola não está preparada para atender as demandas da educação inclusiva bilíngue para surdos. A partir do acúmulo teórico-metodológico realizado através do grupo de estudos foi possível a realização, organização e participação de eventos sobre a educação de surdos na UFPR, destinados a estudantes e profissionais bilíngues, na busca de debater a realidade educacional dos surdos e possíveis encaminhamentos para sua inclusão educacional. O projeto possibilitou a formação dos estudantes de licenciatura envolvidos, através da integração teórico-prática de ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Educação de Surdos; Letramento; Bilinguismo.

LETRAMENTO, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE SURDOS