Autor(es) do Trabalho: Soraya Corrêa Domingues, Bruna Ferreira Tozo, José Luiz de Jesus Egues, Munise Yumi Fugekami, Rafael Ferreira de Melo, Vandressa Carabajá da Silva
Nome do Orientador: Soraya Corrêa Domingues
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
Área Temática: Educação

Este trabalho está entre os que estudam a educação infantil, educação física e a escola do campo. A partir da análise sobre o educar e cuidar com intenções pedagógicas na Educação Infantil na Escola do Campo são inerentes às ações comprometidas que visam o desenvolvimento integral da criança, de modo a respeitar a diversidade, o momento e as realidades peculiares à infância. Portanto busca-se com esta pesquisa as necessidades e a realidade da criança diante da dificuldade na aprendizagem. Os procedimentos metodológicos são: a identificação da especificidade sobre infância, escolarização e escola do campo, análise bibliográfica de textos específicos de autores desta área como: Roseli Salete Caldart, Iria Gomes, Paulo Freire entre outros, e visitas a campo para análise das relações teóricas e práticas com a ação pedagógica da escola do campo. Compreendendo nesta relação, os signos e significados da diversidade dos gestos e atitudes vividas e experimentadas pelos alunos durante as atividades lúdicas na escola do campo, buscando indicar a partir desta relação entre a teoria e a prática as possibilidades para proposições de ações pedagógicas que tem como base a compreensão da criança em seu livre movimentar-se, identificando suas peculiaridades sem menosprezar, excluir ou expor ações, linguagens e comportamentos distintos. Por fim, os resultados preliminares desta pesquisa estão relacionados a indicações de possíveis propostas pedagógicas na educação física escolar com base em um ambiente de ensino aprendizagem aberto a novas experiências e vivências de cada um dos seus participantes incluindo as atitudes e gestos não padronizados pela normalização técnica de movimentos, gestos e atitudes.

Palavras-chave: Criança; Escola do Campo; Diversidade.

 

EXPERIMENTANDO, VIVENDO E ENTENDENDO A CRIANÇA NA ESCOLA DO CAMPO