Autor(es) do Trabalho: Soraya Corrêa Domingues, Jurema Rodrigues Kleinke, Bruna Ferreira Tozzo, José Luiz de Jesus Egues, Munise Yumi Fugekami, Rafael Ferreira de Melo, Vandressa Carabajá da Silva
Nome do Orientador: Soraya Corrêa Domingues
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
Área Temática: Educação

Este trabalho está entre os que estudam a área da educação, prática pedagógica curricular e o lúdico. Busca através do aprofundamento sobre tendências curriculares construídas historicamente e consolidada no dia a dia da escola do campo, a relação com o lúdico e indicando possibilidades para redimensionar o ensino através da prática e da teoria pedagógica da escola do campo. Isto é realizado inicialmente a partir do reconhecimento das próprias problemáticas significativas da escola do campo e do embasamento teórico. Esta pesquisa está vinculada ao projeto de extensão desenvolvido na escola da Lapa, Paraná, e ao ensino, através do curso de Licenciatura em Educação Física, com o eixo temático da Escola do Campo. Tem como objetivo reconhecer as problemáticas significativas na escola do campo, buscando redimensionar, a partir da Educação Ambiental e do lúdico, a prática e a teoria curricular na cultura e no cotidiano dos estudantes, pais e professores da Escola do Campo. Como pressupostos metodológicos, este estudo baseia-se na metodologia da pesquisa-ação, buscando vivenciar, experimentar, construir, analisar e compreender a relação teoria e prática curricular e seus nexos e indicadores de resultados de pesquisa científica. Para sua realização primeiramente foi feita a pesquisa bibliográfica, com base em documentos oficiais sobre a Educação Brasileira, a Escola do Campo, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Lúdico e a Educação Física; posteriormente foram elaboradas oficinas lúdicas e práticas, com o coletivo de estudantes da graduação em educação física e os estudantes e os professores da Escola do Campo, do meio rural da Lapa, região chamada Mariental; planejamento e construção das oficinas, a partir de temas relevantes para serem tratados de forma lúdica, teórica e prática na escola do campo. Envolvendo, assim, a temática ambiental para o centro da prática, com o intuito de repensar a estrutura, os conceitos e a prática curricular com base na Educação Ambiental. Em síntese preliminar, este trabalho indica que o currículo pode ser redimensionado, a partir de intervenções lúdicas que envolvem os pais, os professores e outros colaboradores da comunidade em geral em torno da escola, construindo dentro da Escola do Campo noções básicas da dimensão da Educação Ambiental pelas vivências e experiências de atividades cooperativas.

Palavras-chave: Lúdico; Escola do Campo; Educação Ambiental.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O LÚDICO NA ESCOLA DO CAMPO