Autor(es) do Trabalho: Afonso Reno Castro da Silva
Nome do Orientador: Soraya Correa Domingues
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
Área Temática: Educação

Discute-se aqui o trabalho docente em Educação Física escolar, enfocando o planejamento e referencial didático pedagógico do corpo docente dessa disciplina na escola de educação básica, visualizando a importância dada a esse tema pelos professores para os objetivos a serem alcançados. A investigação in locus foi realizada durante agosto de 2013 a fevereiro de 2014, em escola estadual de ensino médio do Paraná, com observações das aulas, do trabalho conjunto dos docentes, do planejamento pedagógico realizados pela escola, da resposta dos discentes às diferentes propostas didático metodológicas dos docentes naquela área, entre outros elementos. Houve maior acompanhamento em relação à professora que apresentava como proposta didático pedagógica a “Educação Física Crítico Superadora”, baseada na pedagogia “Histórico crítica”. Foi revelada maior atenção pelo planejamento e definição teórica do trabalho docente por parte da professora acima referida, havendo de sua parte organização bimestral e anual de conteúdos a serem ministrados, preocupação em participar do planejamento pedagógico da escola e explicação aos discentes dos conteúdos a serem trabalhados. Em relação aos demais professores observados se verificou a ausência dos mesmos ao planejamento pedagógico escolar e da disciplina de Educação Física, estes aceitando sem questionamentos ou discussão a proposta construída por uma única professora, no entanto não se viam os mesmos conteúdos e planos sendo aplicados em suas aulas, o que pode indicar abstenção às propostas apresentadas. Se identificou a pouca valorização da maioria dos responsáveis pela Educação Física por uma sistematização e aprofundamento teórico de suas práticas de forma mais qualificada, havendo claramente uma maior apropriação de variados temas da realidade por parte dos discentes que tinham aulas em base à Educação Física Crítico-Superadora, em contraposição a uma educação desenvolvida na maioria das aulas onde essa disciplina era vista pelos discentes como hora de diversão descompromissada usando jogos de bolas.
Luckesi, Cipriano Carlos. "Tendências pedagógicas na prática escolar."______. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez (1994): 53-75.
Angulski, Cíntia Müller, et al. "Livro Didático Público de Educação Física: um diálogo com a prática pedagógica." XV Congresso Internacional de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte/Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Anais do. 2007.

Palavras-chave: Escola; Didática; Planejamento.

 

POSSIBILIDADES E REALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR