Autor(es) do Trabalho: Anaile Caroline Zilio Santana, Ane Caroline Fernandez Ramiro, Simone Rechia, Thiago Domingues, Yanajara de Souza Tavares da Silva
Nome do Orientador: Simone Rechia
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
Área Temática: Educação
O Projeto Licenciar “A Escola e os Espaços Lúdicos” faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC) e tem por finalidade investigar como são planejados os espaços e equipamentos destinados a vivências no âmbito do Esporte e do Lazer no ambiente escolar e seu entorno. Em 2014 temos o objetivo de contribuir para que o ambiente escolar, a cidade e as vivências lúdicas no tempo/ espaço de lazer sejam ressignificados, a partir da perspectiva de crianças estudantes de uma escola de ensino fundamental I da rede municipal de Ctba (PR). Para atender esta finalidade, buscaremos dar continuidade ao processo iniciado em anos anteriores, agora, com o intuito de: reconhecer possíveis oportunidades de melhorias nos espaços lúdicos dentro do ambiente escolar, a partir da perspectiva da criança, realizar possíveis mudanças em tais espaços e oferecer capacitação para a comunidade escolar, no sentido de divulgar, formar e manter a nova dinâmica estabelecida. Até o momento, além das etapas realizadas em 2013, efetuaram-se os seguintes passos metodológicos: (1) vivência de diferentes brincadeiras e jogos nos momentos de intervalo escolar; (2)aplicação de protocolo de pesquisa com estudantes (identificação de como idealizam o ambiente escolar); (3) identificação de possíveis melhorias nos espaços; (4) análise dos protocolos infantis, na tentativa de relacioná-los às reais possibilidades de melhorias nos espaços; (5) levantamento de recursos com a gestão escolar; (6) organização da ação de revitalização dos espaços; (7) vivência da ação; (8) avaliação da atividade; (9) organização de vídeo didático a respeito dos novos espaços e vivências lúdicas. A metodologia de trabalho está organizada em: (1) leitura e discussão de textos pertinentes à temática; (2) reconhecimento e análise dos dados obtidos; (3) visitas guiadas à escola e intervenções práticas (voltadas à educação para e pelo lazer), com registro em diários de campo. Segundo Borja (2000) a escola também é um dos espaços da cidade e compreendemos que, em concordância, necessita atribuir aos seus espaços senso de justiça democrática, no sentido de que todos esses ambientes devem ter qualidade para todos que dele se utilizam. Ainda, o acesso a tais locais atende ao objetivo da escola de ter o lazer como “objeto e veículo da educação” (MARCELLINO, 2002). Nossa perspectiva com tais ações é que os estudantes da escola envolvida compreendam que o lazer é um direito social assegurado pela constituição federal, bem como estimular sua autonomia na busca de um lazer critico e reflexivo.