Autor(es) do Trabalho:
Nome do Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação

O ensino de Ciências e Biologia em nosso país é quase catastrófico. A aprendizagem desses conteúdos depende da representação mental de formas localizadas no espaço que interagem entre si e estão em constate interação e transformações. Os recursos visuais virtuais são grandes facilitadores destas representações mentais. No entanto, no Brasil, são raros. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de material didático virtual. Os estudantes de IC, Licenciar e PIBID foram convidados a participar dos subprojetos “Célula”, “Órgãos e Sistemas” e “Atlas Virtual”.  Os que se dispuseram realizaram, inicialmente, um curso de treinamento nos programas a serem utilizados. Na sequência iniciaram o desenvolvimento dos diferentes matérias virtuais. Aproximadamente a metade dos estudantes que realizaram o cursos e iniciaram projetos chegaram até o final dos mesmos,  que se encontram disponíveis em www.nuepe.ufpr.br. Os materiais didáticos virtuais produzidos certamente contribuem para a melhoria do ensino de Ciências e Biologia.  No entanto, no nosso entendimento, a maior contribuição deste projeto refere-se à desconstrução do pressuposto de que somente profissionais em TICs são capazes de desenvolver este tipo de material. Ressalta-se que, por não dominarem os conteúdos e suas especificidades, torna-se, muitas vezes, impossível a tradução de um conceito científico em formato virtual específico, o que leva a simplificações e erros conceituais, além de serem extremante onerosos. Neste projeto foi possível constatar que é possível produzir tal material em um modelo baseado no contexto universitário, com equipe formado por professores e licenciandos de Ciências Biológicas, desde que contem com o apoio tecnológico básico. Mas são eles próprios são os desenvolvedores e na medida no processo tornam-se autônomos ou mais aptos a contribuírem nos aspectos didático/pedagógicos. Nessa forma de trabalho o rigor científico nas representações gráficas, animações interativas e vídeos são conciliados com os aspectos didáticos e tecnológicos de uma forma harmônica e natural, além de poderem ser modificados a qualquer tempo. Baseado nesses resultados concluídos que é urgente que se invista nessa área estimulando a comunidade universitária a se engajar na produção de material didático virtual.

Palavras-chave: Material didático virtual; Formação de professores; Ciências Biológicas.

 

GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – FUTUROS PROFESSORES  COMPETENTES NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL