Autor(es) do Trabalho: Guilherme Castilho Urbanoviz
Nome do Orientador: Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz; Anderson Roges Teixeira Góes
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
Área Temática: Educação
Esta pesquisa foi desenvolvida por professores do Departamento de Expressão Gráfica e alunos do curso de Licenciatura em Matemática participantes do programa LICENCIAR, projeto “Deixe-me pensar: uma abordagem filosófica para o ensino da Geometria na disciplina de Matemática nas escolas da rede pública”, com o objetivo de verificar as formas geométricas presentes em objetos, neste caso, em instrumentos musicais. O trabalho foi desenvolvido com alunos de 6º ano, com a finalidade de apresentar a noções de geometria por meio de questionamentos relacionados as figuras geométricas. No primeiro momento da pesquisa foram analisados os instrumentos Bateria, Violão, Cajon, Pandeiros, Xilofone, Teclados e Triângulo, e partir das imagens foram verificadas quais figuras geométricas eram necessárias para a construção dos mesmos. Na sequência, a pesquisa apresentou uma “nova maneira de ver a geometria” analisando as formas presentes nos instrumentos musicais, por exemplo, o Cajon reto (instrumento de percussão de madeira) possui como formato básico um retângulo – neste mesmo instrumento foram verificadas outras formas como o trapézio (presente no Cajon inclinado). Além de apresentar e detectar as formas, foram desenvolvidos questionamentos sobre as condições de existência da figura, ou seja, foi realizado um estudo das propriedades das figuras ali presente. Outro exemplo de instrumento é o Triângulo (instrumento de percussão de metal), o próprio nome já diz o seu formato básico – triângulo; triângulo equilátero - com ele os alunos puderam compreender as classificações de triângulo. Com o presente trabalho, foi possível vivenciar ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática de forma prática e investigativa, relacionando os conteúdos com o cotidiano do aluno e trazendo tema de interesse dos mesmos.
Palavras-chave: ensino da geometria; música.
A EXPRESSÃO GRÁFICA PRESENTE NOS INSTRUMENTOS MUSICAIS POR MEIO DA GEOMETRIA