Autor(es) do Trabalho:
Nome do Orientador: Paula Garcia Freitas
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Letras - Italiano ou Português com Italiano (M)
Área Temática: Educação
Nesta apresentação relatamos a implementação de um projeto para a leitura de textos em língua italiana realizado com alunos do 4o ano do Ensino Fundamental I, quem tem entre 09 e 11 anos de idade, da Escola Municipal Professora Rejane Silveira Sachette, em Curitiba, no Paraná. O projeto faz parte do Programa Licenciar da UFPR, cujo objetivo é ampliar a formação acadêmica dos alunos que dele participam e também a produção de conhecimento científico sobre a prática pedagógica e a vivência no ambiente escolar. Há 17 anos existe a parceria da UFPR com as escolas públicas para ensino de língua e de cultura estrangeira no contraturno escolar, primeiro com francês e depois foi ampliado para outras línguas, incluindo o italiano. A implementação aqui relatada ocorreu no segundo semestre de 2013 e no 1o semestre de 2014 e teve como objetivos: (a) realizar a leitura de textos em língua italiana facilitada por jogos e atividades lúdicas, (b) verificar a relevância e a eficácia destas estratégias no desenvolvimento da habilidade de leitura em língua estrangeira. Foi escolhido trabalhar a partir de textos pois, segundo os PCNs os textos são materiais de mais fácil acesso, além de poder serem combinados a outros tipos de materiais, como fotos, entre outros. Nossas atividades tiveram fundamental desenvolvimento neste semestre, 2014, pois pudemos observar que muito do que havia sido ensinado de forma mais solta no semestre anterior, os alunos foram capazes de relembrar e colocar todo esse conhecimento adquirido anteriormente em prática, tudo isso de forma lúdica. Portanto, os resultados apontam para a importância das estratégias lúdicas para o desenvolvimento da leitura, uma vez que os alunos participaram ativamente de todo o processo de ensino-aprendizagem, como descrito anteriormente.