Autor(es) do Trabalho: Crislaine Estevão de Jesus; Daniele Lima da Silva; Rafaela Tschöke Santana
Nome do Orientador: Nathalie Anne-Marie Dessartre
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Francês (N)
Área Temática: Educação
O projeto de ensino de francês língua Estrangeira (FLE) em escolas da rede pública existe há 17 anos e objetiva oportunizar aos licenciandos em Letras-Francês da UFPR a inserção no ambiente escolar para ter uma primeira experiência docente e aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação. Paralelamente, busca oferecer aos alunos da rede pública de ensino, a oportunidade de aprender gratuitamente a língua francesa e de descobrir as culturas francófonas, conhecimento que não é ofertado no ensino regular. As aulas de francês são destinadas aos alunos de escolas municipais de Curitiba, como atividade extracurricular, conforme acordo entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Secretaria Municipal de Educação (SME). Inicialmente os bolsistas realizam contato com uma das escolas da SME. Eles ministram uma aula demonstrativa para apresentar o projeto, aplicam um questionário aos alunos interessados, buscando verificar a motivação dos mesmos e conhecer os temas que mais lhes interessam. Em seguida, em conjunto com a direção da escola, os bolsistas selecionam, dentre o grupo de alunos interessados, uma turma de até 18 alunos. As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de três horas, respeitando o calendário das escolas municipais. Os bolsistas do projeto trabalham em conjunto na preparação do cronograma, do programa de conteúdos a ser ensinado e na elaboração dos planos de aulas, sob orientação da professora Nathalie Dessartre. Paralelamente, realizam leituras, reflexão e discussões sobre livros e artigos teóricos relacionados ao ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE). As aulas são preparadas a partir de documentos autênticos, seguindo uma metodologia comunicativa e lúdica, buscando o maior envolvimento dos alunos e o desenvolvimento da oralidade e da escrita (compreensão e expressão) em FLE. Como resultados do projeto, espera-se que os bolsistas aprendam a diagnosticar as necessidades dos alunos, aelaborar um programa de ensino, a montar e a aplicar planos de aula e a desenvolver habilidades fundamentais como futuros profissionais da educação, tais como didática, gestão do tempo e resolução de eventuais problemas em sala de aula. Para os alunos da rede pública, espera-se que estes se apropriem dos conhecimentos em língua francesa e culturas francófonas, que descubram “o outro” e a questão da “alteridade”, e que estes conceitos os levem à tolerância diante da diferença. Paralelamente, espera-se que desenvolvam a autoestima e autoconfiança como aprendizes.
Palavras-chave: Ensino de cultura francófona; Língua estrangeira; Educação.
ENSINO DE FRANCÊS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA - UMA PROPOSTA DIFERENCIADA DE ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A REDE PÚBLICA DE ENSINO