Autor(es) do Trabalho: Tafiny Nayara Nunes Bueno; Thiago Felipe da Silva
Nome do Orientador: Leonir Lorenzetti
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Exatas
Curso: Química - Licenciatura (N)
Área Temática: Educação
Objetivando contribuir para a formação de futuros professores propomos a realização de uma pesquisa sobre o que a área de ensino de química tem produzido no Brasil, no período de 1997 a 2013, nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, caracterizando-se como uma pesquisa do Estado da Arte. Esta produção acadêmica será relacionada com o trabalho desenvolvido por quatro professores de Química que atuam em quatro escolas estaduais de Curitiba de Ensino Médio, verificando em que medida as pesquisas desenvolvidas estão presentes na prática docente destes professores. Para a análise dos trabalhos utilizaremos a pesquisa bibliográfica, com ênfase na pesquisa do Estado da Arte, na medida em que mapeia, sistematiza e analisa a produção, identificando tendências, lacunas e caracterizando o que a Pesquisa em Ensino de Química tem produzido no Brasil. A análise da prática docente será realizada mediante a observação das aulas e de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Química. Ao analisar a Pesquisa em Ensino de Química estaremos aproximando os conhecimentos dos licenciados em química com a produção da área, contribuindo para a melhoria da qualidade da sua formação. Por outro lado, estaremos relacionando esta produção com a ação docente, verificando em que medida a pesquisa está influenciando a prática do professor de química. Promoveremos a ampliação da formação dos licenciados, aproximando as atividades de ensino com a pesquisa e da pesquisa com o ensino. Além disso, a análise da produção acumulada e a análise do trabalho do professor de química contribuirão para a compreensão e discussão das disciplinas obrigatórias da área de ensino ofertadas pelo curso, tendo em vista que os alunos estarão se apropriando, analisando e discutindo as pesquisas desenvolvidas pela comunidade de pesquisadores em Ensino de Química do Brasil, no qual identificarão tendências, as contribuições destas pesquisas para o ensino e a forma como o professor incorpora ou não estas tendências no cotidiano escolar. Através desta pesquisa será possível realizar inferências consistentes sobre a produção da área e sua influência no contexto escolar, revelando seu crescimento, consolidação e legitimação dessa área de pesquisa e respectiva comunidade científica.
Palavras-chave: Ensino de Química; Pesquisa em Ensino de Química; Estado Arte.
A PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE