Autor(es) do Trabalho: Mariana Andreotti Dias; Natália dos Passos; Quéops Miguel David da Costa Silva.
Nome do Orientador: Laura Ceretta Moreira
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Educação
Curso: Geografia (N)
Área Temática: Educação

O projeto “Necessidades Educacionais Especiais e o Processo de Ensino e Aprendizagem nos Cursos de Licenciatura da UFPR”, iniciou suas atividades no ano de 2006 e é executado dentro do NAPNE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais da UFPR, vinculado a CEPIGRAD – Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação. Seus objetivos ao longo desses anos tem sido acompanhar o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais que frequentam os cursos de licenciatura da UFPR, proporcionando aos alunos bolsistas do projeto - futuros professores - um espaço de ensino, pesquisa e extensão que colabore com sua formação acadêmica e cidadã. A vivência com os alunos NEE (necessidades educacionais especiais) enriquece a formação dos bolsistas anulando qualquer possível déficit curricular em seus cursos de graduação. O projeto visa ainda, colaborar com o mapeamento anual do alunado com necessidades educacionais especiais dos cursos de licenciatura em parceria com as coordenações, acompanhar e dar apoio ao processo de ensino aprendizagem dos mesmos e organizar cursos, seminários que discutam a área das necessidades educacionais especiais e o processo de inclusão na universidade. A UFPR recebe alunos com necessidades especiais como: cegueira, baixa visão, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência múltipla, crônico-congênitas, dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. Cabe ao NAPNE o suporte a todas elas, dessa forma o contato com a família do estudante se torna essencial. O conhecimento das legislações que contemplam a área das necessidades educacionais especiais (NEEs) como a Constituição Federal (CF) de 1988, o Artigo 208, a LDB 9.394/96, o Aviso Circular MEC/GM nº 277/1996, a Portaria MEC nº 1.679/99, o Decreto nº 3.298/99, a Portaria Ministerial 3.284/2003 e o Decreto Federal 5.626/05, fornecem o suporte para o envolvimento teórico no projeto. Discorrer sobre o processo da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), passa pelo desvelamento da complexa rede da exclusão que essa demanda foi e ainda é submetida no contexto social, político e educacional, bem como apontar os avanços e limites deste processo, sobretudo na universidade.

Palavras-chave: Necessidades Educacionais Especiais; Inclusão; NAPNE.

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPR