Autor(es) do Trabalho: Alessandra da Conceição Zanin, Emanuelle Karoline Leal da Cruz, Flavia Sant’Anna Rios, Katya Naliwaiko.
Nome do Orientador: Katya Naliwaiko
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (N)
Área Temática: Educação
Ao aplicar um determinado conteúdo em sala de aula o professor deve se preocupar em utilizar uma metodologia que possa ampliar o conhecimento dos alunos de forma interdisciplinar. O presente trabalho visa a utilização de instrumentos didáticos para favorecer a compreensão dos estudantes sobre os diferentes tipos de células e as principais organelas que as compõem, de modo que entendam a importância de cada uma delas, sem a necessidade de decorar os conceitos envolvidos. Desse modo, dá-se subsídios para que os alunos compreendam a organização celular nos procariontes e eucariontes (animais e vegetais) de modo tridimensional e através de material interativo. Os modelos elaborados buscam trazer em tamanho aumentado a ultraestrutura celular, representando a membrana e as principais organelas das células características dos diferentes reinos com materiais de baixo custo, porém duráveis, tais como isopor, recipientes plásticos, porcelana fria, resina ou parafina gel, E.V.A, miçangas, arames, cola relevo, pastas plásticas, dentre outros. Foram desenvolvidos dois tipos de materiais: (i) modelos tridimensionais demonstrativos para serem utilizados pelo(a) professor(a) e (ii) materiais interativos que poderão ser utilizados pelos alunos nas escolas na forma de um jogo didático. As atividades desenvolvidas com esses materiais visam mostrar quais organelas são características e quais são compartilhadas em diferentes reinos Os materiais foram avaliados, de forma verbal e escrita, por professores de diferentes escolas e séries, que fizeram apontamentos de sugestões e críticas aos modelos criados no projeto. Foram elaborados, ainda, manuais para que os professores possam reproduzir cada etapa da elaboração dos materiais. Os materiais didáticos elaborados visam contribuir como ferramentas para o professor sanar a dificuldade de seus alunos em classificar os seres vivos a partir de estruturas que não sejam visíveis a olho nu. Além dos modelos trazerem as estruturas em tamanhos maiores que a realidade, facilitando a visualização, dão a possibilidade de serem manuseados. Uma vez que o aluno não apenas observará, mas que também construirá seu próprio modelo através do jogo didático, acredita-se que os artefatos contribuirão para uma aprendizagem significativa em Ciências e Biologia.