Autor(es) do Trabalho: Daniel Richartz Benke; Ivo Hartmann; Amabily Bohn; Érica Xavier Miranda; Ruth Janice Guse Schadeck; Márcia  Helena Mendonça.
Nome do Orientador: Ivo Hartmann
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação

A disseminação do uso da internet por alunos e o inovador Programa Um computador por Aluno PROUCA, de iniciativa do governo federal, que disponibiliza computadores a alunos de escolas públicas tornou real a possibilidade de utilização de aplicativos que auxiliem e complementem o ensino de ciências. Materiais didáticos virtuais apresentam o potencial de interagir com o educando de forma personalizada, permitindo desta forma que o mesmo construa seu próprio roteiro de aprendizagem. Além das vantagens da interatividade, os materiais didáticos virtuais ainda possuem um apelo visual dinâmico e contemporâneo. Com o intuito de explorar a utilização desses recursos, elaborou-se um atlas virtual baseado na versão digital em cores de lâminas histológicas do acervo do Departamento de Biologia Celular da UFPR. O Aplicativo terá três versões, correspondendo aos conteúdos do ensino fundamental, médio e superior. Embora a plataforma inicial de desenvolvimento tenha sido a linguagem flash, percebeu-se que o padrão HTML5 vem se tornando um padrão universal de apresentação de arquivos multimídia, suportado em tablets, iphones e qualquer outro dispositivo que possua acesso à internet, aplicável tanto no ambiente Windows como Linux e Android. Para tal, foi criado um protótipo operacional e interativo em PowerPoint, e logo em seguida iniciou-se sua implementação na linguagem HTML5. A versão direcionada ao ensino fundamental está concluída.  Esta versão consiste em um navegador interativo que permite ao aluno visualizar as lâminas onde estão presentes os vários tecidos que compõem órgãos como a língua, esôfago, intestino, pele, bexiga e medula espinhal. Quando o aluno desloca o ponteiro do mouse sobre os botões do aplicativo, as estruturas teciduais correspondentes são evidenciadas em tons de cores e, paralelamente, são apresentados textos explicativos com hiperlinks para vídeos e outros sites relevantes disponíveis na internet são apresentados. Atualmente as funcionalidades de interatividade de zoom das lâminas estão sendo acrescentadas ao aplicativo. A construção deste artefato, focando tecidos animais, possibilitará aos estudantes das escolas PROUCA interagirem com o conteúdo de forma dinâmica na medida das necessidades individuais.

Palavras-chave: histologia; tecnologia educacional; atlas virtual.

DESENVOLVIMENTO DE UM ATLAS INTERATIVO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO PROUCA SOBRE O TEMA: HISTOLOGIA