Autor(es) do Trabalho: AUGUSTO ITIRO NAGAO; EVERTON RIBEIRO; FERNANDO CARVALHO BIRZNEK; IVANILDA HIGA; KLEBER DAUM MACHADO; MAIRA MARTINS COELHO; SERGIO LUIZ MEISTER BERLEZE; SORAYA RODRIGUES KULICHESKI
Nome do Orientador: IVANILDA HIGA
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Educação
Curso: Física (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação

Objetivamos neste trabalho fazer um relato das atividades em desenvolvimento em um estudo que congrega, em parceria, o projeto “Estudos sobre o curso de Licenciatura em Física da UFPR”, no âmbito do Programa Licenciar, no qual estão envolvidos alunos da Licenciatura em Física e professores do DTPEN (Setor de Educação) e Departamento de Física (Setor de Ciências Exatas); além de alunos de mestrado do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), cada equipe com seus objetivos específicos. Busca-se no conjunto construir um “retrato parcial” da Licenciatura em Física, focalizando o estudo acerca do desempenho e fluxo dos alunos, e suas percepções sobre os problemas e dificuldades enfrentadas no curso de Licenciatura. No que tange especificamente aos objetivos do Licenciar, os instrumentos utilizados são de três naturezas: a) um questionário composto por questões dissertativas e de múltipla escolha, permitindo se levantar o perfil socioeconômico, história escolar anterior, fluxo de aprovação nas disciplinas, dificuldades em relação ao curso e as expectativas dos estudantes acerca da atuação profissional na docência, após a conclusão do curso. O questionário foi aplicado aos alunos que ingressaram no curso até o primeiro semestre de 2013, atingindo cerca 50% dos matriculados. As análises envolvem organização de gráficos nas questões de múltipla escolha e a elaboração de categorias, expressando a natureza das respostas às questões dissertativas. b) Análises quantitativas do fluxo dos alunos em disciplinas do início do curso, através dos Boletins de Notas e Frequência, disciplinas estas que têm sido apontadas, na literatura da área, como “gargalos”, com altos índices de retenção e repetência, contribuindo para o fenômeno do abandono e evasão nos cursos de Física. c) Mapa comparativo do desempenho dos alunos nas provas de Física e Matemática no Processo Seletivo – Vestibular com seu desempenho nas disciplinas Física Básica Teórica I e Cálculo I. De uma forma geral, espera-se que os resultados obtidos no conjunto do projeto possam contribuir para uma melhor compreensão do processo de evasão, mapear dificuldades dos estudantes e levantar elementos que incentivam a sua permanência no curso, subsidiando propostas para alterações e/ou melhorias nos cursos de Licenciatura em Física, em especial no caso específico em estudo. O projeto está em desenvolvimento, mas já conta com resultados parciais delineados. Na apresentação deste trabalho serão compartilhados com a comunidade os resultados até então sistematizados pela equipe.

Palavras-chave: Licenciatura em Física; Formação de Professores; Evasão.

 

ESTUDOS SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPR: O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES