Autor(es) do Trabalho: Danuska Brosin
Nome do Orientador: Geraldo Balduíno
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Filosofia (M)
Área Temática: Educação

Pretende-se investigar as Olimpíadas de Filosofia do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (vinculado a Universidade Federal do Paraná); bem como suas contribuições para o Ensino de Filosofia, assim como  esclarecer a importância da atividade complementar no processo de aprendizado. Para isso, é antes preciso elucidar a importância das medidas inter e intradisciplinares, e ver como estas podem se tornar um instrumento para melhor compreensão dos conteúdos por parte dos discentes. Por integrar conteúdos que costumam ser classificados como incomensuráveis, e também por relacionar a teoria à vida prática do aluno, é um grande aparato que possibilita o raciocínio lógico em contraponto a simples memorização (que por vezes não é suficiente para real compreensão do apreendido). Tendo em vista uma educação que se desvincula da Educação Bancária (que prima a simples transmissão da matéria), assumimos que a compreensão dos conteúdos transmitidos na escola pressupõe uma afinidade do aluno com os mesmos, no âmbito de suas experiências como sujeitos que participam de uma cultura. Neste sentido, as Olimpíadas ajudam principalmente a esclarecer e disseminar preconceitos vindos de vários campos da formação como, por exemplo, a ideia de que a Filosofia não tem uma finalidade útil para a vivência dos discentes. Assim, uma das funções deste evento é mostrar aos alunos que a Filosofia pode ser trabalhada de forma prática, relacionando o teórico com acontecimentos cotidianos. Sabe-se que a Filosofia é uma disciplina com conteúdo próprio, porém o real problema encontra-se no modo como se transmite e se cobra a sua compreensão. As Olimpíadas de Filosofia tem um modo próprio de cobrar dos alunos o entendimento dos conteúdos transmitidos em sala de aula: aquele que depende exclusivamente da criatividade destes. O trabalho realizado pelas Olimpíadas proporciona aos estudantes a possibilidade de criação pessoal a partir do que foi apreendido. Em consequência, a partir dos trabalhos é possível analisar se o aluno compreendeu e refletiu acerca do que foi ensinado. A possibilidade de colocar em ação os conhecimentos obtidos na escola aprimoram os mesmos. A interação entre os conteúdos objetivos e a subjetividade do aluno no momento de criação é um importante instrumento de fomento para a compreensão destes.

Palavras-chave: Filosofia; Educação; Olimpíada.

 

OLIMPÍADAS DE FILOSOFIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA – A CONSTRUÇÃO DE UM SENTIDO PRÁTICO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA