Autor(es) do Trabalho: Aline Rodrigues Senna dos Santos
Nome do Orientador: Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz; Anderson Roges Teixeira Góes
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Exatas
Curso: Matemática (Licenciatura) (N)
Área Temática: Educação
Esta pesquisa foi desenvolvida por professores do Departamento de Expressão Gráfica e alunos do curso de Licenciatura em Matemática, participantes do programa LICENCIAR, projeto “Deixe-me pensar: uma abordagem filosófica para o ensino da Geometria na disciplina de Matemática nas escolas da rede pública”, com o objetivo de desenvolver o pensamento geométrico através de uma proposta conjunta com a disciplina de Artes. Tal pesquisa, com duração prática de 5h, foi aplicada em turma do 6º ano do Ensino Fundamental onde procurou-se destacar a presença de elementos geométricos em algumas Obras de Arte de diferentes artistas. A aplicação do trabalho foi composta por três etapas: i) Análise de Obras de Arte impressas: Horta de Ebro - Casas sobre a Colina (1909) - Pablo Picasso; Galeria de Arte (1956) - Maurits S. Escher; Composições, Improvisações e Impressões (1910 à 1914) - Wassali Kandinsky; Manhã no Povoado após tempestade de neve(1912) - Kazimir Malevich; Cores do Brasil (1996) - Romero Britto; e Vega Nor Improvisation (1957) - Victor Vassarely. Estas obras foram impressas e entregues aos alunos acompanhadas de um questionário com cinco perguntas analíticas sobre as Obras; ii) Utilização de Software de Geometria Dinâmica “CarMetal” como ferramenta de visualização e releitura de Obra de Arte “Composição com vermelho, azul, preto, amarelo e cinza” (1921) - Piet Mondrian. iii) Releitura de uma das Obras de Arte, a escolha do aluno, na disciplina de Artes, utilizando diferentes propostas como: colagem, pinturas a lápis de cor, canetinha e tinta guache. Foram exploradas em todas as etapas da atividade as principais propriedades das seguintes formas geométricas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo e trapézios. Destacou-se também o conceito de paralelismo entre retas e a existência de formas geométricas regulares e irregulares. Observou-se que objetivo principal foi alcançado, pois mediante a avaliação de todas as atividades constatou-se que os alunos são capazes de observar a presença da Matemática em diversas áreas da cultura.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da Matemática; Expressão Gráfica; Obras de Arte.
A EXPRESSÃO GRÁFICA PRESENTE NA ANÁLISE DE ELEMENTOSGEOMÉTRICOS E RELEITURA DE OBRAS DE ARTE UTILIZANDO DIVERSOS RECURSOS EDUCACIONAIS