Autor(es) do Trabalho: Nora H. Migliori
Nome do Orientador: Geraldo Balduíno
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Filosofia (M)
Área Temática: Educação

O presente projeto de pesquisa propõe debater a inclusão da práxis teatral no aprendizado da filosofia no Ensino Médio. A partir das inquietudes próprias, dadas no período da adolescência (etapa de formação intelectual e maior conscientização do seu entorno), será dado o enfoque da catarse provocada pelo jogo teatral, num processo purgativo dos anseios e ideais dos adolescentes. Assume-se o objetivo geral de enfatizar a importância do jogo teatral no ensino da filosofia, como estímulo para uma tomada de consciência da capacidade que cada indivíduo tem de desenvolver e defender os seus próprios argumentos; assim como para assumir o papel de protagonista no “palco” e na sociedade em que vive. Em específico, assumimos os objetivos de: fazer a revisão de uma literatura especifica de teatrólogos e filósofos que analisam o papel do teatro na sociedade; e da apresentação de métodos de ensino nos quais a pratica teatral forma parte do mesmo. Vale a pena ressaltar que esta pesquisa tem como intuito estimular ao uso do jogo teatral na sala de aula, especificamente no ensino da filosofia – para levar o adolescente a pensar, tomar uma atitude de compromisso com seu momento histórico – posicionar-se como atuante perante a sociedade (o seu entorno e sua vida), tomando distância do papel de alienado que atualmente a sociedade tanto estimula. Portanto, se valer do teatro numa matéria que aguça a capacidade analítica (ou, ao menos, seria esse o resultado a se esperar), no mínimo teria como resultado um “pôr em xeque” à escola e aos alunos. Assumimos a hipótese de que, como atividade política, o teatro terá uma finalidade de ação num âmbito social, o da educação; e também um compromisso de conscientização do pensamento filosófico. Assim como que, ao desenvolver a capacidade de observação e de crítica da realidade social humana do momento presente vivenciado pelo estudante, numa situação pratica; também o jogo teatral estimulará ao aluno a tomar posições e atitudes. Deixará de ser um “observador” e se tornaráum “protagonista”, um cidadão mais consciente do seu ser, num espaço social. Será analisado o significado do teatro como elemento de manifestação política num sentido de expressão (não propriamente partidária). Será mostrado que existem escolas que se utilizam do jogo teatral como forma de ensino e da importância do teatro no ensino da filosofia, a qual por vezes é dada pouca ou nenhuma, como matéria pelos alunos e até pela sociedade em geral.

Palavras-chave: Filosofia; Teatro; Educação.

A PRÁXIS TEATRAL NO ENSINO DA FILOSOFIA