Autor(es) do Trabalho: Emanuelle Karoline Leal da Cruz, Karla Knoblauch, Flavia Sant’Anna Rios.
Nome do Orientador: Flavia Sant’Anna Rios
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (N)
Área Temática: Educação
O estudo da reprodução humana e do desenvolvimento embrionário são fundamentais em todos os níveis de ensino, mas em especial no ensino médio, uma vez que estão intimamente relacionados ao conhecimento do corpo em transformação do adolescente, ao planejamento familiar com o intuito de prevenir-se a gravidez precoce e indesejada, bem como aos cuidados para evitar-se doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, percebe-se algumas dificuldades na compreensão do assunto e mesmo rejeição por parte dos estudantes, especialmente devido à diversidade de termos científicos que devem ser memorizados, a complexidade das imagens apresentadas pelos livros didáticos e a falta de materiais didáticos apropriados. Há evidências de que modelos concretos tridimensionais podem ampliar as possibilidades didáticas e favorecer a representação mental de estruturas e fenômenos biológicos. Vários estudos demonstram a importância do uso de modelos didáticos, uma vez que facilitam o processo ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, melhorando a fixação dos conteúdos e proporcionando uma aprendizagem mais significativa. O objetivo do presente projeto é elaborar modelos didáticos do aparelho reprodutor humano, que possam ser confeccionados pelos próprios professores, usando materiais duráveis, de baixo custo e de fácil acesso, promovendo melhor visualização das estruturas, bem como maior interatividade entre aluno e professor. Para a confecção do modelo de aparelho reprodutor feminino (útero, tubas uterinas, vagina e ovários), foi utilizado porcelana fria, tinta PVA (Acetato de polivinila) de diversas cores, mangueira de silicone, arame maleável e ferramentas de modelagem e corte, como tesoura e estilete. Algumas regiões do modelo se apresentam em corte, para que as estruturas e morfologia internas ao órgão sejam evidenciadas e melhor compreendidas. Dentro de uma das tubas uterinas foram representados conceptos em clivagem, representando seu deslocamento em direção ao útero. O modelo foi feito em uma escala um pouco maior que a real, com o intuito de facilitar a visualização das estruturas. O material foi avaliado por professores de biologia que sugeriram alterações e propuseram práticas em que ele pudesse ser aplicado.
Palavras-chave: Educação; Anatomia; Embriologia.
MODELO DIDÁTICO DE APARELHO REPRODUTOR FEMININO HUMANO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA