Autor(es) do Trabalho: Karla Knoblauch; Alessandra da Conceição Zanin; Emanuelle Karoline Leal da Cruz; Luciana Voloxen; Carla Wanderer; Flavia Sant'Anna Rios
Nome do Orientador: Flavia Sant'Anna Rios
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (N)
Área Temática: Educação

No ensino de histologia, a dificuldade de visualização e assimilação do conteúdo dado em sala de aula, utilizando-se materiais como quadro-negro, giz e livro didático, e mesmo lâminas histológicas, pode fazer com que o aprendizado não seja proveitoso o suficiente. Com isso e visando melhor consolidação do ensino de Biologia, o objetivo do presente estudo foi desenvolver modelos didáticos concretos, utilizando materiais economicamente acessíveis, para serem utilizados em de aula de histologia para todos os níveis de ensino, com o intuito de aumentar a interatividade, enriquecer o aprendizado e estimular a consolidação de conteúdos pelo aluno. Julga-se indispensável a utilização de materiais resistentes, que possam ser manipulados repetidas vezes pelo(a) professor(a) e alunos. Foram confeccionados modelos tridimensionais de tecidos epiteliais e conjuntivos e um jogo didático para o ensino de histologia. Para a montagem dos modelos, utilizaram-se diversos materiais, tais como folhas de E.V.A de variadas espessuras, fibra acrílica, massa corrida, verniz e tintas PVA, para tecido e relevo. Nos modelos tridimensionais, teve-se o cuidado de representar as células, destacando as principais características morfológicas, proporção de tamanho entre as estruturas, organização tecidual e aspecto em diferentes planos de corte. Na medida do possível, utilizou-se um padrão de cores e materiais para representar as mesmas estruturas em diferentes modelos, facilitando a comparação e compreensão do aluno. O jogo didático foi inspirado do conhecido jogo Cara a Cara®, sendo o objetivo descobrir o tecido representado na carta do adversário através de perguntas a respeito das características morfofuncionais básicas. As cartas contendo as imagens e nome dos tecidos, bem como as cartas contendo as perguntas, foram impressas e plastificadas. Os tabuleiros foram feitos com EVA 5 mm, contendo fendas para encaixe das cartas. As imagens foram feitas a partir do laminário do Departamento de Biologia Celular da UFPR utilizando-se uma câmera digital. Foram produzidos também manuais com registros fotodigitais apresentando, detalhadamente, cada etapa da elaboração dos materiais didáticos , para que possam ser reproduzidos por outros docentes. Os materiais foram testados em escolas e na própria UFPR, em atividades que também envolvem outras ferramentas didáticas, incluindo visualização de cortes histológicos sob microscópio de luz e outras metodologias tradicionais, de modo a somar, propiciando diferentes experiências sensoriais, visando aprimorar o processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino; Biologia; Modelos didáticos.

 

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: MODELOS E JOGOS PARA HISTOLOGIA