Autor(es) do Trabalho: Ana Luiza Boldrini Walter, Rafael Patrik Procopiuk Walter
Nome do Orientador: Fábio de Carvalho Messa
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor Litoral
Curso: Linguagem e Comunicação - Licenciatura (Setor Litoral0 (N)
Área Temática: Educação
Este estudo tem por objetivo propor um deslocamento do referencial de precursores e pioneiros da primeira fase da literatura paranaense apontados por Marilda Binder Samways, no livro Introdução à Literatura Paranaense de 1989. Propor a inclusão, a partir da pesquisa de Pompília Lopes dos Santos, no livro Sesquicentenário da Poesia Paranaense, 1985, de Bento Cego na leitura da poesia do Paraná no séc. XIX, num momento anterior a manifestação romântica do poeta também litorâneo Fernando Amaro. Incluir como objeto de estudo a biografia “Bento Cego” de Nestor Vitor do ano de 1902. Quanto à prosa anterior a Newton Sampaio incluir um roteiro de leitura através dos relatos de viagem apresentados em “Comentários” de Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, séc. XVI, em sua chegada ao Brasil na Ilha de Santa Catarina em 1541, até sua passagem por Foz do Iguaçu no Paraná a caminho de Assunción, no Paraguay da qual foi “fundador”. Identificar a figura do índio e do povo nativo neste discurso. A partir da perspectiva histórica sobre a colonização espanhola no Paraná apresentada no livro História do Paraná vol. 1, 1979, de Altiva P. Balhana, Brasil Pinheiro Machado e Cecília Westphalen. Uma proposta de um olhar reestruturante desta literatura em sala de aula através da busca das raízes do discurso literário produzido no Paraná e a leitura dos textos em sala de aula. Uma perspectiva de ensino da literatura através do contato com o texto e a ideia de desafio proposta pelo texto, distantes do referencial presente do pós-moderno, do séc. XXI. Relatar a experiência com os textos no ensino médio da escola pública do litoral do Paraná, Colégio Estadual Gabriel de Lara, juntamente com a turma do primeiro ano do ensino médio, durante o primeiro semestre de 2014 no Projeto Licenciar “Literatura Paranaense na Escola”.
Palavras-chave: literatura no Paraná; relatos de viagem; poesia trovadoresca.
UM DESLOCAMENTO DO REFERENCIAL DA PRIMEIRA FASE DA LITERATURA DO PARANÁ; LEITURA DA POESIA TROVADORESCA E DOS RELATOS DE VIAGEM