Autor(es) do Trabalho: Robertta Moryel Pellanda
Nome do Orientador: Erika Amano
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Biológicas
Curso: Ciências Biológicas (M)
Área Temática: Educação

Recursos didáticos são um diferencial na complexidade biológica e representam um auxílio ao professor e ao aluno, em uma aprendizagem significativa. O Ciclo de Vida das plantas compreende duas fases, o esporófito e o gametófito, formadores dos esporos e dos gametas, respectivamente. Dentre estas fases, há processos, como a mitose e a meiose, polinização e fecundação. A dificuldade dos estudantes em conceituar e compreender o que são e como estas fases e processos se conectam, culminou com a elaboração de uma dinâmica do Ciclo de Vida das Angiospermas, que foi proposta através do programa Licenciar/UFPR. A proposta é composta por um jogo, um cartaz com um ciclo de vida e um modelo em três dimensões da flor. Estes foram aplicados em turmas do segundo ano do ensino médio. O jogo é composto por placas coloridas: os conceitos – esporófito, esporos, gametófito e gametas – e os processos – meiose, mitose e fecundação. Em duplas, os alunos relacionaram os conceitos e processos. Um cartaz com uma construção sequencial, com figuras destacáveis e representativas do Ciclo de Vida das Angiospermas, foi estruturado juntamente com os alunos. Nesta dinâmica, incluiu-se os passos de formação dos gametas, a partir das estruturas localizadas na flor. Nas angiospermas, a flor representa o principal sítio dos processos reprodutivos. Desta forma, foi construído um modelo tridimensional de flor, para auxiliar na localização dos processos, bem como detalhar a forma e função do órgão. As peças florais são destacáveis, para que o órgão seja montado a medida que o professor processa sua explicação, exaltando as estruturas. O principal resultado observado, durante a aplicação do projeto, é a dificuldade dos estudantes em compreender conceitos chaves, importantes para toda a biologia. A não compreensão prévia dos processos de divisão celulares dificultou o entendimento das fases da planta e os seus resultados: esporófito e esporos, gametófito e gametas. Este passo da utilização dos recursos didáticos dificultou a aplicação, simbolizando a opurtunidade de análise dos pontos fracos e fortes do método. Em linhas gerais, o projeto foi muito significativo, visto que o interesse dos alunos por estratégias de ensino diferentes do usual foi constatado. Contudo é importante ressaltar, a relutância dos estudantes em absorver a terminologia científica, não estando habituados a ela. Tentando-se abolir a redução educacional da ciência, este projeto buscou esclarecer dúvidas conceituais, pertinentes, como também adubar os conhecimentos botânicos dos estudantes.

Palavras-chave: Modelos Didáticos; Educação; Ensino de Botânica.

O CICLO DE VIDA DAS ANGIOSPERMAS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA E BOTÂNICA