Autor(es) do Trabalho: Andréia Alves de Oliveira; Augusto Schritke de Jesus; Daniela Paula Faria; Eduardo Liberti; Lucas Henrique Padilha de Oliveira; Maria Consuelo da Silva; Mariane dos Santos; Otacílio Lopes de Souza Paz; Paula Rayssa Dias Alves, Priscila Schilipack; Renata Ferrari Pegoretti.
Nome do Orientador: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências da Terra
Curso: Geografia (M)
Área Temática: Educação

Na Geografia para se realizar o confronto entre teoria e prática se faz necessária a realização de aulas em campo, entende-se aqui que essa atividade refere-se a uma extensão da sala de aula, onde é possível verificar in loco os aspectos geográficos de determinado espaço. A utilização da aula em campo como recurso didático-pedagógico possibilita ao aluno vivenciar o espaço e a perceber as relações existentes, compreendendo que a Geografia pode ir além da sala de aula e que ela, sobretudo está presente em seu cotidiano. Conforme ressalta Tomita (1999, p. 13) a atividade em campo “[...] é de grande importância para a compreensão e leitura do espaço, possibilitando o estreitamento da relação entre a teoria e a prática [...]”. É sobre essa perspectiva que o projeto Expedições Geográficas do Programa Licenciar é realizado desde 2007, oferecendo a vivência em campo aos acadêmicos do Curso de Geografia da UFPR e aos estudantes dos colégios públicos do estado. Os objetivos do projeto são: estimular a prática das aulas em campo visando à diversificação no ensino de Geografia; permitir a iniciação à docência aos acadêmicos bolsistas/voluntários do projeto, capacitando-os para atender grupos de professores e estudantes nas expedições; consolidar um grupo de estudos sobre a importância da aula em campo para a Geografia. A metodologia utilizada envolve: pesquisa e grupos de estudo sobre a importância das aulas em campo para o ensino de Geografia; contato com os colégios e planejamento do conteúdo lecionado; aula pré-campo para trabalhar conceitos, explicar roteiro e como proceder durante a expedição; atividades em campo (expedições) para observação e vivência do espaço; aula pós-campo com discussões sobre os dados e fotografias adquiridas na expedição, além da verificação da eficácia da atividade por meio de mapa mental, cadernetas de campo e aplicação de questionários. Do início do projeto em 2013 até o momento foram realizadas 6 expedições do grupo para reconhecimento de área e planejamento; 2 com os graduandos de Geografia e 18 com alunos de escolas. As expedições ocorreram em locais na Serra do Mar, Primeiro e Segundo Planalto Paranaense. Por meio dos questionários e mapas mentais elaborados pelos estudantes ficou claro que a aula em campo é um importante recurso didático-pedagógico para o ensino de Geografia, para muitos essa atividade foi o primeiro contato com um ambiente externo a sala de aula e a maior parte deles conseguiu relacionar os conteúdos teóricos abordados em sala de aula com o campo, confirmando a relação entre teoria e prática.

Palavras-chave: Aula em campo; Ensino de Geografia; Recurso didático-pedagógico.

TEORIA E PRÁTICA: ESTUDO DE CASO DO PROJETO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS DO PROGRAMA LICENCIAR