Autor(es) do Trabalho: Greyce Kelly dos Santos; Naiara Akel de Pauli; Nicole Stephanie Balzer
Nome do Orientador: Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Artes, Comunicação e Design
Curso: Artes Visuais - Licenciatura (T)
Área Temática: Educação

O projeto – Revisão crítica da formação à atuação do educador na leitura de imagens: o que se propõe e o que se faz no ensino de artes visuais?– trata com especial atenção o exercício de leitura e interpretação de imagens realizado em sala de aula pelo educador, especialmente o estudante egresso do curso de Artes Visuais, da Universidade Federal do Paraná. Busca compreender que formação se desenhou na licenciatura e qual a contribuição do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, desde 2006 em sua nova versão, e das Propostas Curriculares da Secretaria de Estado da Educação, do Paraná, e da Rede Municipal de Educação, de Curitiba, na construção do novo perfil de professor que tem atuado nas escolas das redes de ensino municipal e estadual no contexto atual. Busca-se pensar as relações entre a teoria e a prática na formação do educador em Artes Visuais, assim, problematizar: a formação artística do futuro educador em arte articula-se à formação pedagógica? Ou se mantém as históricas dicotomias teoria versus prática, ciência versus arte, razão versus emoção, assim como os velhos descompassos entre formação e atuação? O projeto tem como objetivo geral ampliar a formação teórico-metodológica dos educadores, acompanhando-os e os levando a refletir acerca da leitura da imagem e da práxis da mediação na educação em arte, a partir do materialismo histórico e dialético, que entende a arte como forma de trabalho humano em suas relações com a cultura, o conhecimento e a linguagem.  Tomando-se a tríade ensino, pesquisa e extensão como eixos norteadores das ações, o projeto se propõe: primeiro, introduzir o aluno da licenciatura na pesquisa documental, chamar sua atenção para a observação da realidade, assim como buscar respostas, por meio de uma prática reflexiva, que contribuam para um olhar mais atento do educador em formação sobre o universo da escola. Por conseqüência, destacam-se as seguintes ações e metas: uma atividade diagnóstica sobre a realidade educacional das escolas em que atuam os educadores; levantamento de informações das bases de dados da SEED/PR e nas  diretrizes curriculares da Educação Básica da RME, de Curitiba; realização de cursos e/ou oficinas, mensais, de formação dos educadores e/ou estudantes, que tratem da práxis da leitura de imagens, em sala de aula.

Palavras-chave: leitura de imagem; ensino de artes; educador em arte.

 

REVISÃO CRÍTICA DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO DO EDUCADOR NA LEITURA DE IMAGENS: O QUE SE PROPÕE E O QUE SE FAZ NO ENSINO DE ARTES VISUAIS?