Autor(es) do Trabalho: Danielle Hiba Paraná; Everton Fernando Dias; Katherine Lieskow do Carmo; Kubomi Marcia Kajiwara; Mariana Fante Manfrin; Thiago Rodrigues da Silva; Vinicius Kugler.
Nome do Orientador: Luiz Maximiliano Santin Gardenal
Atividade formativa: Programa Licenciar
Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Letras - Japonês (N)
Área Temática: Comunicação

O Projeto do Licenciar proporciona ao(s) aluno(s)/bolsista(s) a chance de adquirir uma primeira experiência docente ao elaborar e ministrar cursos alternativos de Língua Japonesa em uma escola pública  assim como de refletir sobre a relação entre teoria e prática de ensino. Nossa participação no programa licenciar iniciou em maio de 2013 na escola municipal Caic Cândido Portinari, com duas turmas, uma com crianças de 11 à 13 anos e a outra com crianças de 13 à 15.  O Projeto Prática de Ensino de Língua Japonesa no ano de 2013 atuou em 3 escolas municipais: Caic Cândido Portinari, Durival Brito e Herley Mehl com 6 bolsistas e 3 voluntários. As aulas aconteciam às quartas-feiras ou às quintas feiras e nas segundas eram realizados encontros, onde os planos de aula da semana  eram discutidos e os feed back das aulas da semana anterior eram realizados. Os materiais didáticos e exercícios eram desenvolvidos por bolsistas e voluntários e apresentados , e discutidos durante o encontro. Baseamos em Jordão (2006) de que ensinar e aprender línguas é também ensinar e aprender percepções de mundo e maneiras de atribuir sentidos. Abordando os aspectos interessantes da língua japonesa e /o da cultura japonesa como lendas, mitos, cultura pop,  e outros, nós, graduandos de Letras-Japonês, fomos buscar diversas fontes para aprender e podermos transmitir os conteúdos. O projeto possui a intenção de oferecer ao aluno da escola pública o acesso à pluralidade cultural e linguística em prol de uma formação mais rica, dando mais opções de aprendizagem para o aluno, como também para a formação mais sólida do futuro profissional do(s) bolsista(s) através da inserção em uma situação real de ensino em sala de aula e para a reflexão sobre a teoria relativa à prática de ensino. Quanto à experiência na sala de aula, pudemos vivenciar a realidade das escolas públicas de Curitiba. Na interação professor-aluno, constatamos que o professor deve ser dinâmico, utilizando abordagens e ferramentas que sejam fáceis e de interesse dos alunos. Acreditamos que todas as experiências que adquirimos neste programa, ajudaram muito em nossa formação como futuros professores, além de ajudarmos nossas crianças na formação de cidadãos com uma visão maior do mundo.

Palavras-chave: Licenciar; língua japonesa; escolas municipais.

PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA JAPONESA