Autor(es) do Trabalho: Dayane Regina dos Santos; Jéssica Ceccato Baggio; Lenita Ribas; Regina Consuelo Sperandio; Rita Aparecida Bernardi Pereira; Stela Malko Rochadelli.
Nome do Orientador: Rita Aparecida Bernardi Pereira
Atividade formativa: Estágio
 Setor de Ciências da Saúde
Curso: Terapia Ocupacional (MT)
Área Temática: Saúde

Objetivo: Relatar a vivência de estágio de Terapia Ocupacional, da UFPR, na Brinquedoteca do Serviço de Transplante de Medula Óssea. Metodologia: Relato de experiência relativo ao 1º semestre de 2014. A população atendida foi composta por crianças e adolescentes de 2 a 16 anos com doença que compromete o funcionamento da medula óssea em fase de pré ou pós-transplante de células tronco hematopoéticas. É um procedimento longo e agressivo com importantes efeitos colaterais devido à quimioterapia . Ansiedade, depressão, irritabilidade, medo de morrer e perda da motivação são aspectos presentes. Resultados: Foram realizados cerca de 512 atendimentos objetivando proporcionar o bem-estar, participação social e vivências saudáveis, exercício da autonomia e minimizar os efeitos negativos da doença. estimular experiências significativas e enriquecedoras, possibilitar a socialização, resgate, manutenção e fortalecimento dos papéis ocupacionais, preservar os marcos de desenvolvimento e acolhimento aos pacientes e familiares. Para isso, foram consideradas as demandas trazidas pelos pacientes. As atividades grupais incluiram jogos e atividades temáticas, lúdicas, expressivas, artísticas. Constatou-se que o trabalho do terapeuta ocupacional na brinquedoteca favorece o desenvolvimento de potencialidades, estimula o desenvolvimento neuropsicomotor, o resgate ou desenvolvimento da autonomia, a vivência de atividades lúdicas e o estreitamento dos vínculos familiares. Destaca-se a importância da Brinquedoteca para manter ativos os papéis ocupacionais dos pacientes, estimulação de seu desenvolvimento normal, e sua saúde física e mental. Houve maior engajamento em atividades de interesse que facilitaram no processo de enfrentamento do tratamento contribuindo para melhor qualidade de vida. Referencial teórico: CONTEL, J. O. B. ET AL.   Aspectos psicológicos e psiquiátricos do Transplante de Medula Óssea. Medicina, Ribeirão Preto, Simpósio: Transplante De Medula Óssea, v. 33, p. 294-311, jul./set. 2000. Disponível em: < file:///C:/Windows/system32/config/systemprofile/Downloads/7701-10283-1-SM.pdf>. Acesso em 29/05/2014. FERLAND, F. O modelo lúdico:o brincar, a criança com deficiência física e a terapia ocupacional.Trad. Maria M. M.Sant'Anna.São Paulo: Roca, 2006. SANTOS,C;MARQUES, E. PFEIFER, L.I. A Brinquedoteca sob a visão da Terapia Ocupacional: diferentes contextos. Cadernos de Terapia Ocupacional UFSCar, v.14, n 2, 2006. Disponível em: <http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/art.... Acesso em 28/05/2014.

Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Brinquedoteca Hospitalar, Transplante de Medula Óssea.

TERAPIA OCUPACIONAL NA ATENÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO AMBULATORIO DO SERVIÇO DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR