Autor(es) do Trabalho: Mariana Alves de Andrade Siqueira
Nome do Orientador: Nathália Savione Machado
Atividade formativa: Estágio
 Setor de Educação
Curso: Pedagogia (N)
Área Temática: Educação

A Educação à distância ao longo do seu desenvolvimento e crescimento tem alcançado diversos alunos em lugares e tempos distintos, tornando-se fundamental capacitar os educadores para essa prática. É conceituada como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Nosso trabalho tem sustentação nos dispositivos legais (LDB 9394/96) e estão amparados nos estudos de Moran (2008), Leite (2011) e Demo (2006) que debatem sobre a incorporação das tecnologias digitais e em rede à sala de aula. A partir das vivências no estágio na Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância -CIPEAD/PROGRAD percebi a necessidade da inclusão de uma disciplina no currículo do Curso de Pedagogia que aborde esta modalidade visto que dentre as disciplinas que compõem o currículo do curso apenas duas tratam informalmente desta temática, deixando assim uma lacuna na formação do Pedagogo. Essa pesquisa pretende identificar o nível de importância da discussão sobre a EaD e da implantação de uma disciplina sobre a temática no curso de Pedagogia. Para isso pretende identificar no currículo do curso de Pedagogia presencial as disciplinas obrigatórias e optativas, identificar o número de professores e quantos utilizam algum ambiente virtual de aprendizagem como suporte à disciplina, conhecer os objetivos da adoção do AVA nas disciplinas, reconhecer quais são as principais ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizadas pelos docentes, problematizar sobre a concepção de EaD dos docentes do curso e a importância da implantação de uma disciplina que trate da temática. Assim foi feita uma pesquisa documental e elaborado um instrumento semi-estruturado de avaliação em modelo de formulário digital Googledocs, possuindo 12 questões objetivas e 5 questões abertas. No primeiro momento o endereço eletrônico será enviado para os professores do curso. Todos os questionários serão tabulados pela ferramenta Googledocs, gerando dados compilados em Excel. Além deste questionário, será elaborado um outro que será aplicado aos cursistas e a partir das respostas será elaborado um roteiro de entrevistas para docentes e discentes. A análise se desenvolverá a partir dos resultados obtidos na análise documental, na aplicação dos questionários e na entrevista. A partir da pesquisa será possível conhecer a concepção do coletivo e elaborar estratégias para a reformulação e ajuste curricular embasado na resolução 72/10 CEPE.

Palavras-chave: Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Tecnologias de informação e comunicação.

A INSERÇÃO DE DISCIPLINAS INTEGRAIS OU PARCIAIS A DISTÂNCIA NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA