Autor(es) do Trabalho: Maria do Carmo Duarte Freitas; Miguel Angel Tobias Martinez; Marciano Felipe Sehn; Livia Regina Nogueira dos Santos.
Nome do Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas
Atividade formativa: Estágio
 Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Curso: Gestão da Informação (M)
Área Temática: Educação

O filme de animação, além de entretenimento, representa um recurso informacional e pedagógico, pelo fato possuir uma linguagem para todos os tipos de públicos de quaisquer faixas etárias. Além de resgatar temas, os quais estão presentes nos currículos de diversos cursos. E, também esta prática didática esta sustentada nas áreas das teorias de aprendizagem denominadas associacionistas, as quais têm como principal ideia que o comportamento do ser humano é aprendido (essas principais teorias são as comportamentalistas, condicionamento e estímulo de resposta). São teorias propostas por Pavlov, Watson e Skinner. O uso de vídeo em sala de aula ambienta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. O fundamento dessa teoria é que o ensino de qualquer conteúdo inicia-se por meio do que o aprendiz já sabe a fim de proporcionar a compreensão ao invés de apenas memorização. O uso do filme estimula fortemente a construção de um conhecimento novo (construtivismo) a partir de suas experiências e dos modelos associativistas já utilizado na formação do seu conhecimento.  A proposta da utilização do filme de animação em sala de aula é transformar a aprendizagem linear em análises e reflexões dos conteúdos da disciplina de forma mais lúdica: estimular a criatividade.  Observando-se o potencial do cinema como uma prática para a construção de conhecimento no ambiente em sala de aula. Os objetivos da sua utilização necessitam ser claros, de forma sistemática e coerente, trazendo benefícios ao processo de ensino -aprendizagem. Neste contexto criasse esta pesquisa como produto de estagio de docência obrigatório no processo de Mestrado, o objetivo desta pesquisa é propor um modelo para o uso de vídeos em sala de aula. Esta modelagem abrangeu as seguintes etapas: planejamento (criação da base de dados, estruturação do Site, seleção do filme e resumo das cenas); análise fílmica e semiótica (relacionar os trechos com os temas aplicáveis em sala de aula); inserção (alimentação do banco de dados); disseminação (disponibilização no Site); utilização (recuperação da informação pelo usuário) e; compartilhamento das práticas de uso. Portanto, recomenda-se que o filme seja inserido dentro do planejamento de disciplinas, segundo seus conteúdos e conceitos. Finalmente, a ideia é proporcionar ao professor a aplicação dos conteúdos teóricos de forma lúdica, visando facilitar a fixação dos conceitos da temática discutida na aula/disciplina. Este trabalho já é resultado de dez anos de pesquisa e investigação.

Palavras-chave: Filmes de Animação, Recurso Pedagógico, Práticas de Ensino.

O USO DE FILMES DE ANIMAÇÃO EM SALA DE AULA