Autor(es) do Trabalho: Stephanie de Oliveira
Nome do Orientador: Cleverson Ribas Carneiro
Atividade formativa: Estágio
Setor de Tecnologia
Curso: Tecnologia em Comunicação Institucional (T)
Área Temática: Comunicação
Este trabalho aborda o desenvolvimento do informativo interno Interage ITTI no âmbito do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná. Durante o período de novembro de 2013 a maio de 2014, desenvolveu-se um projeto de informação institucional, que objetivou a socialização entre os funcionários. Dessa forma, relatamos os processos, as dificuldades, os obstáculos, ou as conquistas, ocorridos durante esse processo. Nosso foco é a informação voltada ao funcionário e cotidiano do ITTI. Desde a fundação do Instituto, em 2009, não havia um canal de comunicação interna formal que transmitisse as informações em todos os fluxos de comunicação (ascendente, descendente, horizontal e transversal), o que gerava alguns ruídos internos de comunicação, pois não havia um canal centralizador das informações que circulam em um fluxo de comunicação transversal. Para implantar um canal de comunicação interna, foi realizada uma pesquisa com questões objetivas e semi-estruturadas que deram base para conhecer o Instituto em números: quantidade de funcionários de uma determinada área, faixa etária e nível de instrução. Para o desenvolvimento do novo canal de comunicação interna foi proposta a metodologia de pesquisa de Kurt Lewin, intitulada de pesquisa-ação. Com base neste conceito o informativo é trabalhado por meio de cinco etapas: coleta de dados, diagnóstico, ação, avaliação e novo ciclo. Dessa forma, para planejar as estratégias do informativo foi preciso traçar o perfil dos funcionários, por meio de uma pesquisa. Posto em prática as estratégias, analisamos os resultados que influenciaram na mudança ou continuidade das estratégias. Os resultados demonstram que um informativo interno, com o objetivo de estimular os funcionários e obter retorno positivo, precisa ser previamente planejado por um especialista e estar alinhado aos outros vértices da comunicação organizacional.