1481

Aluno - Alessandra Brasil Vicente de Castro - IT-Voluntária - Curso de Zootecnia (MT) - Orientador : Simone Gisele de Oliveira - Departamento de Zootecnia.

Título
AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DA ZEÓLITA EM COBERTURA OU NA MASSA SOBRE A DIGESTIBILIDADE DAS DIETAS EM CÃES

Área de conhecimento: 50403028 - Palavras-chave: zeólita; digestibilidade; cães - Coorientador: Ananda Portella Félix - Colaborador: Fernanda Gonçalves Lowndes, Tabyta Tamara Sabchuk.

O uso da zeólita (Clinoptilolita) em rações animais tem como objetivo adsorver água e gases do trato gastrintestinal dos animais de companhia e dessa maneira melhorar as características fecais, sem comprometimento na digestibilidade dos nutrientes. O presente trabalho visa avaliar o efeito dos métodos de inclusão da zeólita em dietas completas extrusadas para cães sobre o impacto na digestibilidade dos nutrientes. Esse mineral é caracterizado como um produto 100% natural composto por alumino silicato hidratado de estrutura cristalina. Dessa forma foi avaliada a inclusão de 5 g/kg, 15 g/kg e 25 g/kg do mineral adicionado na massa do extrusado (no momento da extrusão) e por cobertura (no momento do recobrimento com óleo). Foram usados seis cães adultos da raça Beagle, em delineamento quadrado latino 6x6. O experimento foi conduzido utilizando seis cães adultos da raça Beagle (três machos e três fêmeas). Cada período contou com cinco dias de adaptação e cinco dias de coleta total das fezes. Os cães foram alimentados duas vezes ao dia em quantidade suficiente para atender as necessidades de energia metabolizável (EM). A água foi fornecida à vontade. As fezes foram colhidas, no mínimo duas vezes por dia, pesadas e congeladas individualmente (-14ºC), constituindo um composto de fezes de cada animal por período de coleta. Foi observado efeito da forma de inclusão do mineral sobre o coeficiente de digestibilidade aparente (CDA) da energia bruta, matéria seca, matéria orgânica (MO) e proteína bruta. Em todos os casos a inclusão de zeólita na massa propiciou maiores valores de digestibilidade, em relação à zeólita adicionada em cobertura. Não houve efeito do nível de inclusão de zeólita sobre os CDA e EM. Do mesmo modo, não houve interação entre nível e forma de inclusão de zeólita para a maioria das variáveis analisadas. Houve interação entre o nível e tipo de inclusão de zeólita sobre o CDA da MO. Os resultados demonstraram que a adição de zeólita na massa apresentou melhores resultados em relação a adição por cobertura.