1478

Aluno - Ana Carolina Passos de Oliveira - PIBITI/CNPq - Curso de Terapia Ocupacional (MT) - Orientador : Milton Carlos Mariotti - Departamento de Terapia Ocupacional.

Título
DESEMPENHO OCUPACIONAL NO TRABALHO DE ADULTOS COM TRANSTORNOS MENTAIS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL E A INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

Área de conhecimento: 40800008 - Palavras-chave: terapia ocupacional; saúde mental; qualidade de vida.

Atualmente o trabalho ocupa posição central na vida das pessoas. Este projeto pretende levantar o perfil ocupacional na área do trabalho dos adultos usuários do CAPS II do município Fazenda Rio Grande. O método de trabalho utilizado é exploratório e descritivo tendo caráter quantitativo. Ao longo da história o conceito de trabalho passou por diversas modificações, inicialmente era desvalorizado. A Terapia Ocupacional considera o trabalho como uma área de ocupação, sendo que as ocupações são formadoras da identidade, além de apoiarem a vida. Pelas características dos transtornos mentais, o que afeta diretamente nas habilidades necessárias para o trabalho tais como gerenciamento de imposições, negociações, as pessoas acometidas por estes transtornos acabam sendo excluídas do trabalho, perdendo assim seus papéis sociais. Pensando nisso o trabalho pode ser considerado como um recurso terapêutico, o trabalho destinado às pessoas com transtorno mental tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento psicossocial do indivíduo, para isso diversos equipamentos de saúde como centros de atenção psicossocial, cooperativas, desenvolvem ações a fim de apoiar o engajamento de pessoas com transtornos mentais no trabalho. Nesta perspectiva a terapia ocupacional pode contribuir para a inclusão destas pessoas no trabalho. Por meio da revisão bibliográfica realizada, pode-se verificar que o trabalho além da função de prover a subsistência das pessoas, configura-se como um formador do ser, a medida que possibilita a este relações com o meio as quais favorecem a criação de sua identidade. As pessoas acometidas por transtornos mentais ficam muitas das vezes, privadas de participar desta atividade, o que ocorre por conta das limitações que os transtornos mentais ocasionam ao indivíduo. O trabalho como recurso terapêutico passa a ser utilizado, com o intuito de possibilitar que a pessoa com transtorno mental seja inserida e resgate seus papéis. A Terapia Ocupacional é uma profissão que utiliza as ocupações como base para sua prática e é uma importante facilitadora para que através de sua atuação seja possível que estes indivíduos antes excluídos do universo do trabalho possam retomar suas atividades, através do desenvolvimento das habilidades necessárias para este. Serão aplicados questionários e entrevistas para a composição do perfil psicossocial e ocupacional dos indivíduos.