1475
Aluno - Katsciane Aparecida Rossato - PIBITI/CNPq - Curso de Tecnologia em Aqüicultura - Palotina (N) - Orientador : Fabio Meurer - Departamento de Tecnologia em Aqüicultura.
Título
AVALIAÇÃO DO EFEITO DE NÍVEIS CRESCENTES DE SUBSTITUIÇÃO DO MILHO PELO GLICEROL BRUTO SOBRE A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARCAÇA DE JUVENIS DE PACU (PIARACTUS MESOPOTAMICUS)
Área de conhecimento: 50603043 - Palavras-chave: pacu; milho; glicerol - Coorientador: Rafael Ernesto Balen - Colaborador: Gilson Bueno Junior,Patrick Nereu Tetu,William Franco Carneiro.
O ensaio da substituição do milho da ração pelo glicerol derivado da fabricação de biodiesel esta sendo conduzido com um período desejado de 60 dias, sendo utilizados 600 juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus) com cerca de 8g, distribuídos em 30 caixas circulares de 1.000L de volume útil, em um delineamento inteiramente casualisado com seis tratamentos e cinco repetições, sendo que cada caixa de 1.000L com 20 juvenis consistiu uma unidade experimental. As variáveis físico-químicas da água das caixas, saída da caixa de decantação e da saída do biofiltro, pH, condutividade, oxigênio dissolvido, são monitorados semanalmente pela manhã, antes da sifonagem, a temperatura é monitorada diariamente pela manhã e tarde. São considerados tratamentos os 6 níveis de substituição do milho da ração pelo glicerol derivado da fabricação de biodiesel, respectivamente de 0, 20, 40, 60, 80 e 100%, com base na energia digestível. As rações são fornecidas três vezes ao dia às 7h00, 12h00 e 17h00. Diariamente, antes do último arraçoamento da tarde os tanques são sifonados para a retirada das fezes e possíveis restos de ração que venham a ficar depositado no fundo destas. Foram formuladas seis rações isoprotéicas, isoenergéticas, isofosfóricas e isoaminoacídicas para lisina e metionina+cistina. Os alimentos utilizados na composição das rações são o farelo de soja, milho, óleo de soja, fosfato bicálcico, calcário calcítico, premix vitamínico-mineral e BHT. Os peixes de cada unidade experimental serão analisados quanto aos valores de matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo, cinzas e matéria seca. As análises de energia serão feitas no Laboratório de Bromatologia da UFPR Campus de Palotina. Por motivo da alta mortalidade dos animais, o trabalho está sendo refeito para obtenção dos dados finais.