1470

Aluno - José Amorim Vialich - LACTEC - Curso de Engenharia Química (MT) - Orientador : Kleber Franke Portella - Departamento de Química.

Título
AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DA LIGA CU/NB PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO E DESGASTE

Área de conhecimento: 10603026 - Palavras-chave: corrosão; aspersão termica; impedância - Coorientador: José Maurilio da Silva - Colaborador: Kelly Jacqueline Campos Brambilla, João Antonio Souto.

Atualmente o Brasil possui um gasto entre 16,5 e 22 bilhões de dólares ao ano com os problemas causados pela corrosão. O processo corrosivo pode ser definido como a deterioração de um material metálico ou não-metálico pelo meio em que está exposto. Esse processo ocorre, muitas vezes, de maneira espontânea e as soluções mais utilizadas tem sido a troca de equipamentos, ou parte dos mesmos e a utilização de agentes inibidores de corrosão. O presente trabalho visa a avaliação da aplicação de uma liga composta por 50% de cobre e 50% de nióbio para a proteção de estruturas metálicas contra o processo de corrosão atmosférica. O cobre e o nióbio são metais que possuem uma alta resistência à corrosão devido a formação de uma camada fina, compacte e aderente de produtos de corrosão, normalmente óxidos, que protegem o metal. A aplicação da liga foi efetuada em placas de aço carbono 1020 através do método de aspersão térmica. Este método consiste no jateamento de um material fundido em forma de aerossol em um substrato. Dentre os diversos tipos de aspersão, foi utilizada a aspersão térmica a chama oxiacetilênica seguindo a norma Petrobras 2568. Para a caracterização da liga utilizada antes e após a aspersão foram realizadas análises utilizando a microscopia eletrônica de varredura (MEV), microanalise de energia dispersiva (EDS), difratometria de raio X (DRX) e aderência por dobramento. Os corpos de prova foram instalados nos painéis de intemperismo conforme a norma NBR 6209. A análise da proteção contra a corrosão será realizada utilizando as técnicas de impedância, potencial de corrosão do aço e por curvas de polarização catódica com e sem queda Ohmica do aço. Com os resultados das análises do projeto, que está em andamento, será possível estudar a viabilidade da aplicação deste método de proteção.