1455

Aluno - Kelvin William de Souza Siqueira - PIBITI/CNPq - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura (MT) - Orientador : Claudia Pereira Krueger - Departamento de Geomática.

Título
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA PLATAFORMA EULERIANA COM CABO DE AMARRAÇÃO EQUIPADA COM RECEPTOR GPS

Área de conhecimento: 10704035 - Palavras-chave: plataforma euleriana; gps; comportamento - Coorientador: Anderson Renato Viski.

Dentre os diversos equipamentos utilizados no monitoramento de nível de corpos d’água podem-se destacar os flutuadores que, através das medidas de Euler, são capazes de realizar mensurações em um local de observação fixa ou realizar observações em uma região com alcance determinada por um cabo de amarração. Quando a esses flutuadores são acrescentados receptores capazes de receber sinais provindos das constelações de satélites, ter-se-á um equipamento denominado Plataforma ou Boia Euleriana. Tal boia é capaz de monitorar o nível de massas d’água (doce ou salgada) por meio da determinação das altitudes elipsoidais. Contudo esta coordenada pode estar sujeita a erro advindo do efeito do multicaminho, podendo variar desde poucos centímetros até metros. A proposta deste trabalho é analisar o comportamento dos dados coletados com receptores Leica GPS900 dupla frequência e Zênite com apenas a frequência L1, agregados à plataforma Euleriana. Para essas observações foi necessária a realização de dois experimentos: o primeiro, chamado de testes em laboratório, cuja realização se deu nas dependências da UFPR, e um segundo denominado levantamentos em campo. Ambos os testes foram realizados pelo método de posicionamento relativo cinemático, sendo à base de referência um receptor Leica ATX1230. Nos procedimentos em laboratório está sendo implantado um campo de prova, onde é determinado um segmento de reta com coordenadas geodésicas (??h) conhecidas, para aferição da acuracidade dos receptores GPS utilizados nas plataformas Eulerianas, quando as mesmas são deslocadas sobre esta linha. Análogo a isto coleta de dados foram realizadas em campo na região do parque São José localizado no município de São José dos Pinhais, um levantamento para verificar o desempenho dos receptores citados e a ação do efeito do multicaminho sobre estes dados. Nesse teste foram posicionadas duas boias Eulerianas, as quais foram fixas por meio de um cabo a uma distância de 2 metros da margem e 20 cm entre ambas as antenas. Os resultados obtidos para este experimento foram coletados num total de 1700 observações com intervalo de gravação de 1 segundo, com ambas as linhas de base igual a 10,25 metros. O resultado para a altitude elipsoidal foi uma média de 911,43 m, utilizando a antena 900, com desvio padrão de 0,04 m, e 911,38 para a antena Zênite, com desvio padrão de 0,06 m. A diferença entre as altitudes elipsoidais obtidas com o equipamento L1/L2 com relação ao com L1, a mesma teve uma variação de 0,05 metros.